sexta-feira, 28 de março de 2008

Militares começam montagem de hospitais de campanha

 

Vinte homens trabalham na instalação do hospital na Barra, que terá 40 leitos.
As outras duas unidades provisórias serão montadas em Deodoro e Nova Iguaçu.

Do G1, no Rio entre em contato

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA

A-

A+

Saiba mais

As Forças Armadas começaram, nesta sexta-feira (28), os trabalhos de montagem dos hospitais de campanha voltados ao tratamento de pacientes com dengue no Rio.
Serão três unidades de saúde provisórias, nos bairros da Barra da Tijuca e Deodoro, no Rio, e no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
A previsão é de que os hospitais de campanha comecem a funcionar na próxima segunda-feira (31) e sejam desativados no dia 31 de maio.
Confira cobertura sobre a dengue

Barra da Tijuca

Na Barra, 20 homens começaram, nesta sexta, a levar a estrutura do hospital para a Sede Campestre do Clube da Aeronáutica, ao lado do Bosque da Barra.

Lá, vão funcionar 40 leitos de hidratação, onde 35 médicos trabalharão para receber pacientes encaminhados pelo Hospital Geral de Jacarepaguá, o antigo Cardoso Fontes, e pela equipe que vai atender pessoas com suspeita de dengue, numa tenda do exército, no terminal da Alvorada.
Esta tenda vai funcionar como um posto de triagem e as pessoas com suspeita da doença podem ir ao local, onde haverá um ônibus da própria Aeronáutica que vai transportar os pacidentes que precisarem de hidratação ao hospital de campanha.

Demais unidades

Ao todo, 1.200 militares da área de saúde vão atuar nos três hospitais. Os demais hospitais de campanha não terão esse posto de triagem e, portanto, só aceitarão pacientes encaminhados por outras unidades hospitalares. 
Em Deodoro os pacientes serão encaminhados pelo Hospital Carlos Chagas, e em Nova Iguaçu, pelo Hospital da Posse e Hospital Infantil de Duque de Caxias.
Em Deodoro, o hospital de campanha do Exército vai ser instalado na Vila Militar e vai ter 50 pontos. O hospital da Marinha vai ficar no quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu com 40 pontos de hidratação.

Reunião de combate à dengue

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, se reuniu na manhã desta sexta, com o secretário de Saúde de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Lá, uma epidemia de dengue foi contida no ano passado. Médicos epidemiologistas dos dois estados participaram do encontro.

Atualmente, o Rio conta com três tendas de hidratação montadas pelo governo do estado, com 195 pontos instalados. Côrtes, disse que outras duas tendas serão montadas na próxima semana, na Penha, ao lado do Hospital Getúlio Vargas, e no município de Duque de Caxias, no Hospital Infantil.
Segundo a Secretaria, desde janeiro, 54 pessoas morreram de dengue no estado do Rio, sendo que 31 das vítimas eram do município. Ao todo, mais de 40 mil pessoas contraíram a doença este ano.

Nenhum comentário: