sábado, 29 de março de 2008

Tenda de hidratação é inaugurada em Duque de Caxias

 
45 cadeiras vão atender sobretudo crianças do hospital pediátrico da cidade.
Na semana que vem, capital ganha três unidades no subúrbio e na Zona Sul.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

Começou a funcionar neste sábado (29) a quarta tenda de hidratação no auxílio ao combate à dengue no Rio. Desta vez, a unidade foi instalada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ao lado do Hospital  Pediátrico Ismélia da Silveira, que viu o número de atendimentos dobrar nas últimas três semanas, numa média de 1.300 crianças por dia.
Durante a inauguração, o governador Sérgio Cabral anunciou outras três unidades na capital fluminense, próximas ao Hospital Miguel Couto, na Zona Sul, Hospital Getúlio Vargas, na Penha, e Hospital Salgado Filho, no Méier, ambos no subúrbio. Já estão em funcionamento as tendas de Campo Grande, Santa cruz e Jacarepaguá, na Zona Oeste.

“O primeiro passo é acabar com a letalidade. Mas, acabou a crise, temos que continuar a prevenção. São 10 anos, com dengue ano após ano. Está na hora de resolver o problema”, disse o governador, que recebeu a visita do secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, vítima de epidemia no ano passado.
A diferença entre as epidemias de dengue em Mato Grosso do Sul e no Rio, segundo Cabral, está no índice de mortes. “Lá foram 70 mil casos e apenas duas mortes”, comparou. No Rio, o número de mortos já chega a 54 no estado.

Denúncia-crime contra propagadores da dengue

A primeira paciente da tenda de Caxias foi a menina Neurian Lopes Pequeno, de 10 anos. Moradora de Jardim América, a menina procurou o hospital pediátrico Ismélia da Silveira.

O secretário municipal de Saúde de Duque de Caxias, Oscar Berro, quer denunciar criminalmente os propagadores do mosquito da dengue na cidade.
“Caxias tem muitas empresas grandes e terrenos baldios. Estamos catalogando e fazendo advertência. O próximo passo contra quem não colaborar é notificar a infração e multar. Em seguida, vamos à Delegacia de Crimes contra a Saúde Pública. A pena para o crime de propagação de epidemia é prisão e multa”, explicou Berro.

De acordo com ele, sete endereços já receberam advertência.

Ajuda das Forças Armadas

As Forças Armadas começaram, na sexta-feira (28), os trabalhos de montagem dos hospitais de campanha voltados ao tratamento de pacientes com dengue no Rio.
Serão três unidades de saúde provisórias, nos bairros da Barra da Tijuca e Deodoro, no Rio, e no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
A previsão é de que os hospitais de campanha comecem a funcionar na próxima segunda-feira (31) e sejam desativados no dia 31 de maio.

Nenhum comentário: