sábado, 1 de março de 2008

Morre radialista Haroldo de Andrade

Rio - Morreu, às 15h deste sábado, o radialista Haroldo de Andrade, de 73 anos. Ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Pró-Cardíaco, na Zona Sul, desde 19 de janeiro. Ele deixa oito filhos. O velório será na capela A, do Cemitério do Caju, zona portuária. O sepultamento está marcado para as 11h.
Segundo o boletim médico divulgado pela assessoria do hospital, o comunicador morreu de falência múltipla dos órgãos. Ele sofria de diabetes, problemas no coração, insuficiência renal e também era hipertenso.
Obtuário
Nascido em 1° de maio de 1934, Haroldo era natural de Curitiba, Paraná. A vocação para trabalhar no rádio se revelou logo cedo. Quando criança, começou a trabalhar no serviço de alto-falantes de um parque de diversões em sua cidade natal. Foi nesta ocupação que foi convidado para atuar em uma estação radiofônica.
O sucesso veio da década de 50, quando Haroldo trabalhou na Rádio Mauá do Rio. Na emissora, ele lançou o Musifone, o primeiro programa interativo do rádio brasileiro. A atração logo alcançou o primeiro lugar na audiência.
Na TV, o comunicador atuou nas emissoras TV Excelsior, TV Tupi e na TV Globo.
Haroldo marcou gerações de ouvintes cariocas com o seu programa matinal na Rádio Globo, onde ele ficou até julho de 2002.A saída da Rádio Globo não o desanimou. Haroldo vendeu sua empresa de marketing e fundou a sua própria emissora, a Rádio Haroldo de Andrade - 1060 AM. Inaugurada em novembro de 2005, a Rádio logo conquistou uma posição de destaque no ranking das emissoras AM no Rio de Janeiro.
A partir de 2007, diversos problemas de saúde obrigaram Haroldo de Andrade a se afastar dos microfones. Após um breve retorno ainda naquele ano, a necessidade da colocação de um marca-passo e problemas decorrentes da diabetes afastaram definitivamente o comunicador dos microfones.

Nenhum comentário: