terça-feira, 1 de abril de 2008

Rio tem apenas 21 unidades da prefeitura abertas nos fins de semana

Secretaria de Saúde informou, em nota, que estuda aumentar o atendimento.
Defensoria Pública da União vai entrar com ação na Justiça Federal exigindo funcionamento.

Daniella Clark Do G1, no Rio

Em plena epidemia de dengue, a população que procura um dos 147 postos de saúde da Prefeitura do Rio aos sábados e domingos encontra a grande maioria de portas fechadas. Apenas seis deles funcionam nos fins de semana, o que corresponde a pouco mais de 4% do total. Além dos postos, outras 15 unidades, como hospitais e maternidades, funcionam 24 horas.

A Secretaria municipal de Saúde informou, em nota, que está sendo estudada a ampliação desse número e que os atendimentos de dengue estão sendo priorizados em todas as unidades.

Saiba mais

Enquanto isso, a Defensoria Pública da União informou que vai entrar, até quinta-feira (3), com uma ação pública na Justiça Federal, com pedido de liminar, para que todos os postos do município do Rio funcionem aos fins de semana, com atendimento 24 horas.

Segundo o defensor público André Ordagy, será pedido ainda que seja aplicada uma multa de R$ 50 mil por cada posto que não funcione aos sábados e domingos. A ação será contra a União, o estado e o município do Rio.
“Embora o Rio esteja vivendo uma epidemia de dengue, os postos do município não estão abrindo todos nos fins de semana. Como se o mosquito da dengue não picasse no fim de semana. Em Irajá, por exemplo, os postos estavam fechados e a população teve que ir para o hospital, que estava superlotado. É um descaso total das autoridades”, afirmou Ordagy, que vai entrar com outra ação na Justiça Federal pedindo indenização às vítimas da doença.

Cabral diz que pedirá reforço no atendimento

Na manhã desta terça-feira (1), o governador Sérgio Cabral afirmou que vai pedir à Prefeitura do Rio que os postos de saúde abram nos fins de semana para reforçar o atendimento.
“Os postos de saúde da prefeitura somam mais de cem unidades. Se pelo menos a metade deles abrir 24 horas por dia durante sete dias, seria uma grande ajuda. É fundamental criar uma rede dando condições de salvar vidas na cidade”, informou Cabral.

Na mesma nota divulgada nesta terça-feira (1), a Secretaria municipal de Saúde informou que todos os postos da rede municipal estão aptos a realizar o atendimento dos pacientes com suspeita de dengue, além de coletar sangue para realização do exame e hidratá-los, se necessário. Em todo o município, há 184 unidades de saúde, incluindo os postos.

Decisão determinou atendimento gratuito em hospitais particulares

Na última segunda-feira (28), uma juíza da 35ª. Vara Cível do Rio de Janeiro, Patrícia Cogliatti de Carvalho, determinou que clínicas e hospitais particulares e unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) atendam, de graça, pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue, sempre que a rede pública estiver sem vagas. A decisão tem caráter liminar e foi concedida a pedido do Ministério Público estadual.

Nenhum comentário: