sábado, 4 de abril de 2009

Prefeito determina cassação de licença de 1.680 vans que não se recadastraram

Isabel Boechat - Extra

Cerca de 1.680 vans deixaram de fazer recadastramento na Prefeitura do Rio e já circulam de forma irregular pelas ruas da cidade. Na última terça-feira, entrou em vigor o decreto publicado pelo prefeito Eduardo Paes que determinou a cassação das licenças de quem não regularizou até o dia 27 de fevereiro a situação junto à Secretaria municipal de Transporte.

Até o dia 30 de março -- um dia antes de o decreto ser publicado - 5.880 vans trafegavam de forma regular, devidamente credenciadas pelo município. Como alguns processos estão sob análise, em uma contagem preliminar, a prefeitura informou que cerca de 4.200 pessoas deram entrada no recadastramento. Ou seja, 1.680 estariam irregular.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos em Transporte Alternativos, Sergio Loureiro, este decreto seria ilegal e o sindicato entrará na Justiça para pedir sua anulação e revalidar as licenças canceladas, que, pelas contas do sindicato, podem chegar a duas mil.

- A partir do momento que o motorista passa na vistoria anual, atende aos parâmetros legais para fazer o transporte de passageiros. Este cadastramento é apenas uma formalidade. Uma minoria dos motoristas que não fez o recadastramento pode até ter desistido. Mas a maioria perdeu o prazo.

Prazo de um ano

O secretário municipal de Transporte, Alexandre Sansão, informou que houve um prazo de um ano para o recadastramento. E mais: ele foi prorrogado pelo prefeito Eduardo Paes para o fim de fevereiro, como uma última chance.

- Acredito que a maioria das pessoas que não se recadastrou não está mais operando no sistema. Foram muitas oportunidades. Hoje, há um número incontável de vans irregulares. Este pessoal já tinha a vantagem. Estavam legais e, na hora de reafirmar, desistem. Isso me causou estranhamento. Eles só perdem.

Segundo o secretário, o prefeito já sinalizou uma licitação de linhas para transporte complementar para distâncias pequenas:

- É claro que este cadastro será a base da licitação, que deve contar com vans legalizadas. Quem não se recadastrou, perdeu a chance de concorrer a esta licitação, que acontecerá até o fim do ano.

Extra Online

Nenhum comentário: