terça-feira, 21 de abril de 2009

CEG e CEG Rio baixam tarifa do gás no dia 1º, mas preços voltarão a subir pouco depois

Na virada do mês, combustível cairá 6%. No dia 9, ficará 1,78% mais caro

Rio - A Petrobras já bateu o martelo em negociações com a CEG e a CEG Rio: a partir de 1º de maio, as distribuidoras vão reduzir as tarifas do gás natural em 6%. Mas uma decisão da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) autorizou aumento de 1,78% para a CEG Rio, que atua no interior do estado, a partir do dia 9. O reajuste da CEG, que atinge os postos do Rio e Grande Rio, ainda não foi definido, porque falta decidir a nova margem de venda da concessionária.

O Sindicato dos Postos do Rio liberou nota ontem divulgando a decisão da Agenersa, mas ainda não fez uma previsão da redução nas estações de Gás Natural Veicular (GNV). O percentual da queda (6%) é inferior às projeções feitas pelo mercado, que estimava redução inicial de 14%, acentuada pela realização dos leilões do gás natural excedente, pela Petrobras. O primeiro leilão está marcado para a próxima sexta-feira.
A primeira redução de preços da Petrobras para as distribuidoras foi em fevereiro, quando o produto caiu 11,08% para a CEG e 3,77%, para a CEG Rio. Os consumidores residenciais tiveram redução de tarifas de 3%, e o GNV caiu 9,4%. Em março, quando a expectativa de redução de preços da Petrobras era de 7%, a previsão de queda para o GNV era de 5%. Houve projeções mais generosas, de que a Petrobras baixaria os preços em 14%, e o mercado teria como repasse a queda de até 12%.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: