quinta-feira, 23 de abril de 2009

Beltrame mudará comandos da PM na capital e no interior

     Gustavo Goulart

Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame , na missa em homenagem a São Jorge no 12° BPM em Niterói. Foto de Marco Antonio Cavalcanti / Agência O Globo

 

RIO - O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, reafirmou nesta quinta-feira que manterá a cúpula da PM, mas disse que fará mudanças em comandos de unidades da corporação na capital e no interior. Ele também anunciou a edição, na semana que vem, de uma resolução convocando representantes dos órgãos envolvidos com o portal para discussões. O objetivo é estabelecer critérios de acessos aos dados do portal. O secretário e sua mulher participaram de uma missa e de uma procissão em homenagem a São Jorge no 12º BPM (Niterói), nesta quinta-feira.

Empossado na quarta-feira no cargo de chefe da Polícia Civil, o delegado Allan Turnowski tentou acalmar os ânimos dos seus subordinados ao declarar que nem todos os dados serão disponibilizados no Portal de Segurança a ser criado pela Secretaria de Segurança Pública . Em seu discurso, diante do secretário José Mariano Beltrame e do ex-chefe de Polícia Civil, delegado Gilberto Ribeiro, Allan disse que, em 90 dias, vai formar uma comissão para estudar e avaliar como serão disponibilizados os dados para esse portal:

- Acho que, depois da reunião com a comissão, vamos conseguir convencer o secretário de que nem tudo vai poder ir para o Portal de Segurança. Ou seja, vamos abrir para investigações sérias e fechar para curiosos.

Veja como fica a nova estrutura da Polícia Civil do Rio

 

O delegado Gilberto Ribeiro passou o cargo de chefe da Polícia para Turnowski com a voz embargada. Emocionado, ele agradeceu a todos os policiais que colaboraram com ele e em seu discurso voltou a defender a não abertura dos dados no portal de segurança, que será criado pela Secretaria de Segurança. Gilberto acredita que isso permitirá que policiais mal intencionados usem os dados para extorquir dinheiro de procurados pela polícia. ( Leia no blog Repórter de Crime: GIlberto Ribeiro alerta para a exposição de policiais e de cidadãos com o portal )

Já Beltrame disse aos jornalistas que o portal de segurança não será banalizado e dados confidenciais não serão abertos a todas as instituições. Beltrame reiterou que não há nenhum tipo de perigo em relação à abertura de dados da Polícia Civil a instituições como a PM e o Corpo de Bombeiros.

     Extra Online

Nenhum comentário: