sexta-feira, 24 de abril de 2009

Agente penitenciário que usou fuzil perto de igreja é afastado da função

Secretário da Administração Penitenciária diz que ele trabalha em Bangu 3.
Ele foi flagrado com a arma perto da multidão de fiéis de São Jorge.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Ampliar Foto Indisponivel/Indisponivel

Indisponivel/Indisponivel

Homem armado pedia passagem entre a multidão (Foto: Foto Marcus Vini / Parceiro / Ag. O Globo )

Foi identificado como Rafael Baltar Abraão o agente penitenciário flagrado em cima capô de um carro da polícia e exibindo um fuzil para a multidão que se concentrava perto da igreja de São Jorge, em Quintino, no subúrbio do Rio, na quinta-feira (23).

Segundo o secretário de Administração Penitenciária, César Rubens Monteiro, o agente trabalha no presídio Bangu 3 e deveria estar na unidade no momento em que foi flagrado.

O secretário informou ainda que já determinou o afastamento imediato do agente e pediu a abertura de uma sindicância para apurar os fatos. Para César, a atitude do agente foi inoportuna e expôs ao risco a população que estava no local.

Policial também foi afastado

O agente afastado tinha pego carona com um policial civil da 28ª DP (Campinho). O delegado Carlos Henrique Pereira Machado afastou o policial de suas funções e também determinou a abertura de sindicância para apurar os fatos.

O policial fazia o patrulhamento da região, mas, segundo o inspetor Antônio Cláudio Rayol, chefe de investigação da delegacia, não estava autorizado a levar o fuzil para o local onde se concentrava a multidão.

“Ele foi afastado das funções e foi aberta uma sindicância administrativa sumária contra ele. Não há recomendação de se usar um fuzil num local onde há multidão e muito menos de usá-lo para pedir que as pessoas se afastem e o carro da polícia possa passar. Esse fuzil é patrimonial e o carro também era da polícia, mas não vamos acobertar essa transgressão de conduta”, explica.
A polícia tem 30 dias para concluir a sindicância.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: