terça-feira, 21 de abril de 2009

Homenagem da PM a Tiradentes termina sem a presença de autoridades estaduais

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO

Rio - O Governador Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão, o Presidente de Assembléia Legislativa, Jorge Picciani, e o Secretário de Segurança Pública, delegado federal Mariano Beltrame, não apareceram na solenidade que a Polícia Militar realizou, nesta terça, na escadaria da Alerj, em homenagem a morte do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ocorrida em 21 de abril de 1792 e que, também, marcava a início a  abertura dos festejos em que a corporação vai completar 200 anos de existência, no dia 13 de maio de 2009.

 

COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DESPRESTÍGIADO

 

O comandante da PM, coronel Gilson Pitta Lopes disse que não via na ausência delas nenhum desprestígio, pois a festa foi marcada em cima da hora e tanto o governador, como o vice, o presidente da Alerj e o secretário de segurança, tinham outros afazeres já marcados. Ele esqueceu que as homenagens a Tiradentes, com desfile militar, é realizado anualmente e não tinha como eles marcarem outros compromissos para a mesma data. "O importante é que a população veio assistir, temos aquí representantes da Marinha e da Aeronautica - o Exército e o Corpo de Bombeiros também não mandaram representantes - e, o mais importante, é que daqúi até o dia 13 de maio teremos 31 eventos e o mais importante é o do dia 13 de maio, quando nossa instituição completa 200 anos", disse o comandante.

 

Foto: Paulo Araújo/ Agência O Dia

Desfile da PM marca solenidade em homenagem a Tiradentes. Foto: Paulo Araújo/ Agência O Dia

O coronel Gilson Pitta anunciou, também, mudanças nos comandos das unidades operacionais e especiais, nos próximos dias, a começar pelo tenente-coronel Weber Gonçalves, comandante do Regimento de Cavalaria coronel Cony (Campo Grande) que foi criticado em um documento confidencial assinado pelo coronel Paulo Cesar Lopes, comandante do 2º Comando de Policiamento de Área (2º CPA) .
"Estou no comando da Polícia Militar há pouco mais de um ano e serão necessárias fazer mudanças de comando. Isso é uma rotina na vida militar", disse. Sobre as denúncia contra o comanante do regimento, ele revelou que elas estão sendo analisadas pelos canais competentes. Com relação aos assaltos e roubos de carros que estão ocorrendo na cidade, especialmente na região do Grande Meier, Pitta informou que os bandidos, acuados nas favelas estão indo para as ruas, mas a Polícia Militar está atenta, realizando operações e ações de inteligências. Infelizmente, aquela jovem senhora morreu há 200 metros de uma patrulha da PM, mas fizemos uma operação no Jacarezinmho para capturar seus possíveis matadores. Houve um confronto e morreram três marginais, sendo que um deles estava com uma pistola roubada da Polícia Civil. 
Antes do desfile militar, autoridades colocaram flores no busto de Tiradentes que fica à frente da escadaria da Alerj. O desfile foi comandado pelo coronel José Alencar Marques da Fonseca e desfilaram, além de escolas particulares do Rio e da Baixada Fluminense, tropas da Academia D. João VI, Veteranos da Polícia Militar, militares deficientes, que foram baleados em combates com a crominalidade, Guarda de Bandeiras Históricas, Unidade de Polícia Pacificadora, cujos integrantes ocupam as favelas da Cidade de Deus, Batan e Dona Marta, Companhia Independente de Cães de Policiamento, Batalhão de Choque, com um carro-blindado, o Paladino, da época da ditadura militar, e outro carro também da mesma época, conhecido como Brucutu, Grupamento Táticos de Motociclistas (GTM), Grupamento Especial de Salvamento e Resgate (Gsar), Batalhão Florestal, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Regimento de Cavalaria coronel Cony.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: