quarta-feira, 22 de abril de 2009

Lei seca: governo multa mil motoristas e recolhe mais de 700 carteiras no 1º mês de ação

 

O Globo

Operação Lei Seca na Avenida Presidente Vargas / Foto: Fernando Quevedo - O Globo

RIO - De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Estado, cinco mil veículos foram abordados, 4.451 motoristas (89% do total) foram submetidos ao teste do etilômetro, 1.014 multas foram aplicadas e 703 carteiras de habilitação foram recolhidas no primeiro mês de aplicação da Lei Seca (período entre os dias 19 de março e 19 de abril). Das 703, apenas 62 foram por flagrantes devido ao nível de alcoolemia acima de 0,33mg por litro de sangue.

O objetivo da ação (vídeo: relator da Lei Seca tira dúvidas ) é diminuir os índices de acidentes de trânsito no Estado do Rio. Segundo dados do Detran, só em 2008, 2.500 pessoas morreram e mais de 30 mil ficaram feridas nas estradas.

 

" existe uma consciência crescente por parte da sociedade em relação à importância do combate à mistura de álcool e direção "

 

Segundo a nota da Secretaria, 437 condutores, ou 8,7% de todos os abordados nas blitzes, negaram-se a fazer o teste, o que significa um baixo índice de recusa.

- Esse baixo índice de recusa ao teste do etilômetro mostra que existe uma consciência crescente por parte da sociedade em relação à importância do combate à mistura de álcool e direção. O sucesso da operação, que está superando as expectativas do próprio governo, é do cidadão, que está tendo a sua vida preservada - avalia Carlos Alberto Lopes, subsecretário de Governo e coordenador da operação.

- No período de 19 a 30 de março, foram registradas 577 colisões, contra 660 registradas no ano passado, no mesmo período. Isso representa uma queda de 12,6%. O número de atropelamentos também caiu 22,15%. Este ano, registramos 334 neste período, enquanto em 2008 foram 429 - disse o subsecretário.

A inspetora da Polícia Rodoviária Federal Marisa Dreys destaca a participação de cadeirantes, vítimas de acidentes de trânsito causados pela imprudência de pessoas alcoolizadas ao volante, como um exemplo para todos.

 

Cadeirantes participam da operação Lei Seca / Foto: Fernando Quevedo - O Globo

 

- Os cadeirantes são o grande diferencial dessa ação, o grande exemplo para todos nós. É de emocionar a dedicação com que eles contam suas experiências, expondo publicamente seus dramas pessoais, enquanto entregam folhetos da campanha. Esta operação, felizmente, está indo além do que se propôs inicialmente. É uma lição de vida, de humildade e de amor ao próximo - afirma a policial.

Com o lema "Nunca dirija depois de beber", a Operação Lei Seca é pioneira no país porque conta com a participação de cadeirantes vítimas de acidentes, que visitam bares e restaurantes para contar suas histórias e conscientizar os clientes. Na outra ponta, os motoristas são abordados e submetidos ao teste do etilômetro para medir o teor de bebida alcoólica no organismo.

Locais com os maiores índices de acidentes com vítimas (dados do Detran - em ordem decrescente):

Av. Brasil, Av. das Américas, Av. Presidente Vargas, Estrada dos Bandeirantes, Av. Martin Luther King (antiga Automóvel Clube), Av. Dom Helder Câmara (antiga Suburbana), Av. Ayrton Senna, Av. Santa Cruz, Rua Cândido Benício, Av. Borges de Medeiros, Linha Amarela, Estrada do Galeão, Linha Vermelha, Estrada Intendente Magalhães, Av. Geremário Dantas, Autoestrada Lagoa-Barra, Av. Epitácio Pessoa, Av. Infante Dom Henrique.

Extra Online

Nenhum comentário: