domingo, 26 de abril de 2009

Primeira suspeita de gripe suína é registrada no Brasil

     POR ANDERSON COSTOLLI, RIO DE JANEIRO

Rio - O Brasil trabalha com a hipótese de ter entrado para a rota da gripe suína, doença que já matou 81 pessoas no México, desde o último dia 13. Um homem, de identidade não revelada, e de aproximadamente 30 anos de idade está internado no Instituto de Infectologia de Emílio Ribas, em São Paulo. O mexicano deu entrada no hospital na manhã deste sábado com forte quadro gripal.

 

Foto: Felipe Rau/ Agência Estado

Na foto, um grupo de brasileiros recém chegados do México. No aeroporto nenhuma orientação

O médico responsável pelo caso, Dr. Edmílson Calore, explicou em entrevista a O DIA que, apesar de haver, sim, a suspeita,  os exames radiológicos do tórax não sinalizaram algo mais grave. "Provavelmente este paciente não está com a gripe suína", disse.
O paciente está isolado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do instituto por precaução. "É preciso tomar cuidado. Apesar de crer que não seja uma gripe suína, todos os funcionários que têm contato com ele usam máscaras protetoras", contou. A forma de contágio da gripe suína se dá pelo ar. Segundo o Dr. Calore, no prazo de uma semana já será possível ter certeza se o caso do homem internado trata-se da gripe suína.

Existe um outro paciente, que deu entrada no Instituto de Infectologia na tarde deste domingo, com suspeita de gripe suína. Porém, o hospital preferiu não se pronunciar sobre o caso, devido a quantidade mínima de informações até então.
Leia também:

 

Cuidados


Neste sábado, o Governo federal anunciou a criação de um gabinete de emergência para avaliar, em reuniões diárias, a evolução do foco de gripe suína que surgiu no México e indicar as medidas preventivas necessárias para evitar que o vírus chegue ao Brasil. Apesar disso, um grupo desembarcou no aeroporto de São Paulo neste domingo e não havia ninguém do Ministério da Saúde ou Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para examinar e orientar as pessoas.

As esquipes de bordo das aeronaves vindas do México e Estados Unidos serão orientadas para que relatem aos passageiros durante o voo sobre os sintomas que caracterizam a gripe suína. Os passageiros procedentes desses países que manifestarem os sintomas devem se apresentar nos postos da Anvisa nos aeroportos e, caso necessário, serão conduzidos a hospitais.

 

Sintomas

 

A gripe suína é uma doença que atinge os porcos e raramente os seres humanos, daí a sua gravidade. Ela é uma doença respiratória causada pelo vírus influzenza tipo A. Este vírus tem várias variantes. As mais comuns são  as H1N1, a H2N2 e a H3N2

O contágio de pessoa para pessoa é raro, porém não nulo. Nesses casos contaminação acontece da mesma forma de uma gripe comum, pelo contato, pela respiração e saliva (tosses e espirros).

Nos casos registrados no México e Estados Unidosm, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que tratam-se de formas não conhecidas do vírus influzenza A de variante H1N1.

O DIA ONLINE - BRASIL

Nenhum comentário: