quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dois prédios são demolidos na Zona Oeste

Fato ocorreu nesta quinta (30) no Recreio dos Bandeirantes.
Seop programa outras três demolições na mesma rua.

Do G1, no Rio

 

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) demoliu nesta quinta-feira (30) dois prédios de quitinetes construídos irregularmente no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

A secretaria deu um prazo de 15 dias para os moradores de outras três construções ilegais (dois prédios e uma casa), localizadas na mesma rua dos imóveis demolidos, retirarem seus pertences.

O primeiro prédio demolido tinha dois andares construídos, com 24 quitinetes vendidos por cerca de R$ 70 mil cada. Segundo a Seop, proprietário vinha sendo notificado desde 2007, mas teria ignorado as ações da prefeitura. Ao todo foram dois embargos, duas intimações e três multas no valor total de R$ 1,8 mil.

O secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, disse que a prefeitura não pode admitir "aberrações urbanísticas". "As pessoas vão ter que respeitar as normas para que possamos ter uma cidade mais organizada", completou. Segundo ele, o Recreio se tornou alvo de especulação imobiliária em função da valorização que sofreu ao longo do tempo.

Até agora, a Seop já demoliu 145 construções irregulares na cidade, principalmente na área da Barra e de Jacarepaguá. Outros dez imóveis no entorno da operação desta quinta também serão demolidos em breve, por estarem condenados e localizados em área projetada de rua.

Uma equipe da Secretaria municipal de Urbanismo que acompanhava a operação atendeu moradores de um outro prédio, de cinco andares, que queriam saber se a construção era legal. A Seop informou que o prédio em questão está acima do gabarito (três pavimentos), não tem licença e contraria as normas de construção. A Seop está cadastrando todos os moradores para avisá-los do dia da demolição, para que possam fazer a mudança. 
Para as demolições desta quinta foram mobilizadas cerca de 50 pessoas, entre técnicos das Secretarias municipais de Obras e de Urbanismo, guardas municipais, equipes da Light e da Defesa Civil, garis e agentes da Seop.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: