sábado, 25 de abril de 2009

Médicos do Rio lutam para salvar bebê com menos de 300 g

Menina nasceu no quinto mês de gestação.
Com 20 cm de comprimento, já passou por cirurgia delicada.

 

Do G1, no Rio, com informações do Jornal Nacional

Médicos do Rio lutam há dez dias para salvar um bebê que está sendo considerado um dos menores do Brasil. A menina, que nasceu no quinto mês de gestação, hoje pesa menos de 300 g.
Visite o site do Jornal Nacional
O parto prematuro teria sido causado por uma rejeição da placenta. A bebê está internada desde o dia 16 de abril em um hospital da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Ela nasceu com apenas 385 g e tinha, aproximadamente, 20 centímetros de comprimento. Hoje, seu peso está em 290 g.  Segundo os médicos, no entanto, essa perda de peso, no caso de prematuros, é considerada normal.

Os pais não quiseram ser entrevistados. Segundo médicos e conhecidos da família, na última sexta-feira (24), a menina passou por uma cirurgia para corrigir um problema no coração. Foram organizadas ainda correntes de oração pela sua recuperação.

Vitórias com avanços da medicina

Segundo especialistas, são raros os casos de sobrevivência de recém-nascidos tão prematuros. No entanto, nos últimos anos, com os avanços da medicina, as vitórias têm sido mais frequentes.
O caso mais famoso foi o da menina Amillia, considerado o menor bebê do mundo, que nasceu em Miami, nos Estados Unidos, em outubro de 2006, com 280 g, dez a menos que a bebê carioca. Hoje, com 2 anos e meio, Amillia leva uma vida saudável.
Assim como Arthur, também do Rio, que desde agosto de 2006 vinha sendo considerado o menor bebê do Brasil. Ele nasceu com 385 g e ficou quatro meses na UTI. Hoje, aos 2 anos e 8 meses, só dá alegria aos pais.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: