quarta-feira, 8 de abril de 2009

G1 > Edição Rio de Janeiro - NOTÍCIAS - Operação na ‘cracolândia’ apreende 47 menores de idade

 

Usuários menores de idade foram encaminhados para a DPCA.
Doze barracos e outras construções irregulares foram derrubadas.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

pessoas, entre elas 47 menores de idade, foram detidas pela polícia durante a Operação Choque de Ordem realizada nesta quarta-feira (8), em um dos acessos à Favela do Jacarezinho, no subúrbio do Rio. Por conta do consumo de crack a região está sendo apelidada "cracolândia".

Veja fotos da operação na 'cracolândia'

De acordo com a Prefeitura do Rio, os menores apreendidos estavam visivelmente drogados. Na ida à comunidade, 12 barracos e outras construções irregulares situados embaixo do viaduto do metrô na Avenida Dom Helder Câmara foram derrubados.
Grande parte dos menores foi surpreendida nas esquinas das avenidas Dom Helder Câmara e Democráticos, onde segundo denúncias de moradores, funcionava um prostíbulo e um ponto de venda e consumo de crack.

Ampliar Foto Foto: Domingos Peixoto / Ag. O Globo Foto: Domingos Peixoto / Ag. O Globo

Menores estavam visivelmente drogados e foram encaminhados para a DPCA (Foto: Domingos Peixoto / Ag. O Globo)

Delitos

O Secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem acompanhou a operação e afirmou que muitos jovens usuários de drogas cometiam assaltos e outros delitos na região.
“Essa região da cracolândia chegou a um nível absurdo de degradação humana. Crianças e jovens se prostituíam e também praticavam pequenos furtos para poder comprar droga. O poder público não pode cruzar os braços para esse tipo de problema, afirmou o secretário Rodrigo Bethlem”.
Os menores apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) e depois levadas para o 1º Juizado da Infância e Juventude. A Prefeitura informou que os jovens receberão tratamento contra o uso de drogas.

Muro estendido

De acordo com o Subprefeito André Santos, o muro de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será estendido até a calçada da Avenida Dom Helder Câmara. A medida tem como objetivo evitar que a área seja invadida por barracos.

Em um dos barracos da "Cracolândia", agentes do Controle Urbano encontraram oito cilindros grandes de gás interligados, o que oferece um grave risco para a segurança da comunidade e usuários do metrô. A prefeitura informou que o proprietário não foi encontrado e os cilindros foram removidos do local.
Ao todo, participaram da operação cerca de 200 pessoas da Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar, Secretaria Especial da Ordem Pública, Secretaria Municipal de Obras, Comlurb, Light, Rioluz, subprefeitura da Zona Norte e Cedae.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: