quarta-feira, 15 de abril de 2009

Caveirão vira ‘atração turística’ na Zona Sul

Turistas e moradores aplaudem blindado da PM em operação que terminou com 5 presos no Cantagalo e no Pavão-Pavãozinho

POR PAULA SARAPU, RIO DE JANEIRO

Rio - Um blindado foi ontem, mais uma vez, o centro das atenções de uma operação realizada pela PM. Mas em vez de queixas de violação de direitos humanos, o caveirão foi tratado como atração turística nas ruas da Zona Sul — região raramente visitada pelo veículo, mais conhecido das favelas de áreas mais carentes da cidade.

Presos cercados por policiais em Ipanema: caveirão foi centro das atenções após operação em dois morros. Foto Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Em um sinal da Rua Francisco Otaviano, turistas brasileiros e estrangeiros, que faziam passeio em jipes, aplaudiram e acenaram para os policiais, que suavam dentro do blindado sem ar-condicionado. Em direção ao Centro, o caveirão chegou a pegar a Avenida Atlântica, chamando a atenção de banhistas, mas alterou a rota e seguiu para Ipanema, entrando pela Rua Aníbal de Mendonça até chegar a Lagoa. “Ué, o caveirão por aqui?!”, espantou-se um taxista.
Na esquina das ruas Bulhões de Carvalho e Sá Ferreira, em Copacabana, curiosos pararam para ver cinco dos oito detidos na operação sentados no chão. Cercados por policiais armados, ao lado do caveirão estacionado no cruzamento, eles foram fotografados por moradores e funcionários do comércio. “Moro há dez anos em Ipanema e só tinha visto o caveirão pela TV. Mas acho que a polícia tem que fazer o trabalho dela onde for. Só não sei se prender resolve”, disse a aposentada Z., 60 anos.
Parentes dos presos desceram o morro e iniciaram protesto. Quem via a cena, comentava sobre a violência na Zona Sul. Um jovem que integra o movimento Marcha da Maconha defendeu a legalização da droga para pôr fim à criminalidade. “Pulei da cama assustado com os barulhos de tiros e acho que só tem um jeito de resolver esse problema. É a legalização”, afirmou.
Busca a refúgio de bandido
Os policiais do 1º BPM (Estácio) foram aos morros do Cantagalo, em Ipanema, e Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, em busca do esconderijo do bandido conhecido como Paulinhozinho, chefe do tráfico nas favelas Fallet e Fogueteiro, em Santa Teresa. Com 124 crianças, a creche municipal Elza Machado dos Santos, no alto da Ladeira Saint Roman, não abriu por causa dos tiros.
Dos cinco presos, três foram em flagrante. Os PMs apreenderam uma espingarda, três pistolas — uma delas era do policial civil da corregedoria Sandro Luiz Gonzaga, neto do rei do baião Luiz Gonzaga, morto em setembro na Favela Nova Holanda —, trouxinhas de maconha, papelotes de cocaína, pedras de crack, comprimidos de ecstasy e vidros de cheirinho da loló. Uma central clandestina de TV a cabo foi estourada.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: