quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Chico não é mais Bala: agora é Chico dos Transportes

 

Expulso da PM em março, o ex-sargento Francisco César de Oliveira, o Chico Bala, é o novo subsecretário de Transportes de São Pedro da Aldeia

 

Expulso da PM em março, o ex-sargento Francisco César de Oliveira, o Chico Bala, é o novo subsecretário de Transportes de São Pedro da Aldeia

Acusado de traição pelos delegados Eduardo Soares e Marcus Neves, que o apontaram como o homem que assumiu os pontos perdidos pela milícia Liga da Justiça, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, o ex-sargento da Polícia Militar Francisco César de Oliveira, o Chico Bala, assumiu a Subsecretaria de Transportes de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, no dia primeiro deste mês. Apontado como líder do grupo miliciano Comando Chico Bala (CCB), rival ao também ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, ele disse, em entrevista exclusiva ao jornal POVO do Rio que, “quando era policial, era chamado de Chico Bala. Agora, é conhecido como Chico dos Transportes”.

“Um homem que perdeu uma família do jeito que eu perdi não pode ser miliciano. Isso seria uma idiotice. Eu esperei um ano para poder trabalhar na legalidade, porque tenho filhos para criar e dar exemplo”, contou, acrescentando que não foi empossado no início do ano porque era PM e aguardava liberação para assumir o cargo.

O ex-sargento era lotado no 25º BPM (Cabo Frio) e foi submetido a processo administrativo disciplinar por ter participado de uma operação da 35ª DP (Campo Grande), realizada na Zona Oeste, em 2008. Na ocasião, usou colete e camiseta com a inscrição “Polícia Civil”, e empunhou fuzil da instituição, sem estar devidamente autorizado, além de ter feito papel de informante e colaborador em ações policiais, sem autorização do comandante da PM, coronel Gilson Pitta. O novo subsecretário não nega alguns erros e diz ter pago um preço muito alto por isso.

“Até minha família fez uma vaquinha para a comemoração do meu aniversário. Recebi méritos da corporação, e o comandante do 25º BPM não tem nada contra mim. Quero que as pessoas parem de dizer que tenho envolvimento com milícia, porque não existe grupo nenhum”, alegou.

Ele já tinha sido submetido a Conselho de Disciplina, em 2002, e possuía anotações que somam 110 dias de prisão e cinco punições de natureza grave, sendo duas por envolvimento com cooperativas de transporte alternativo. Sua expulsão foi publicada no Boletim Interno da PM, de número 46, do dia 16 de março, e seu relato possui quatro páginas.

Cópias das folhas 212 a 215 e 405 e 406 do processo disciplinar foram remetidas ao Ministério Público e à Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) “a fim de apreciar os aspectos disciplinar e criminal das condutas, em tese, praticadas pelo delegado de Polícia (matrícula 860.908-3) Marcus Antônio Neves Pereira, em face das contradições em seu depoimento”.

O delegado era o titular da 35ª DP, na época dos fatos, e também responde à sindicância instaurada pela Corregedoria Geral Unificada das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

No último dia 19 de março, o sargento reformado Airton Padilha Meneses, 42, que havia sido preso por Chico Bala e outros ex-PMs, em companhia do delegado Eduardo Soares, enquanto este ainda era adjunto da 35ª DP, foi absolvido pela Justiça da acusação de porte ilegal de arma. O delegado declarou que Chico Bala usou a Polícia Civil e se aproveitou para assumir áreas perdidas pela milícia rival.

Juntamente com o cabo Ronald Sílvio Guerino Bortolozzo – expulso no mesmo processo – Chico Bala ajudou a Polícia Civil a desmantelar o grupo de milicianos conhecido como Liga da Justiça e passou a ser acusado pela tomada dos pontos perdidos pela quadrilha na Zona Oeste do Rio.

Além de Chico Bala e Bortolozzo, os ex-PMs Alexandre da Silva Monteiro, o Popeye, Herbet Canijo da Silva, o Escangalhado, Eduardo Chagas, Carlos Mendes da Silva Filho, Alan Moreira da Silva, Anderson Moreira da Silva e Marcelo de Oliveira Andrade também são acusados de integrarem o Comando Chico Bala.

Os dois últimos foram presos no último dia 13 de março, após tentativa de invadir um DPO do 35º BPM (Itaboraí), com o objetivo de roubar armas para fortalecer o armamento do grupo. Na ação, um PM foi morto e outro ficou ferido.

A equipe do jornal POVO do Rio entrou em contato com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, mas, em nota, a assessoria de comunicação informou que o prefeito, Carlindo Filho, não poderia falar por estar em Brasília.

Pauta do Dia

http://robertatrindade.wordpress.com/

Nenhum comentário: