Análise mostra que pimentões, morangos, uvas e cenouras são os vegetais que mais contêm produtos químicos que podem fazer mal
Rio - De cada dez pimentões vendidos em supermercados, pelo menos seis estão com níveis altos de agrotóxicos. Morango, uva e cenoura também apresentaram elevados índices de amostras irregulares, segundo pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão analisou, ano passado, 1.773 amostras de 17 alimentos e 15,29% delas apresentaram problemas.
“Consumir alimentos contaminados por agrotóxicos pode causar problemas nos sistemas neurológico, reprodutor e imunológico. Além disso, o produto pode ficar muitos anos no organismo, aumentando o risco de doenças”, explica o pesquisador da Fiocruz William Waissmann.
A boa notícia, segundo a Anvisa, veio da cultura de tomate. Em 2007, 44,72% das amostras apresentaram resíduos de agrotóxicos acima do permitido. Ano passado, esse número caiu para 18,27%. Além disso, a batata, que em 2002 registrou 22% de reprovação, teve o índice reduzido para 2%.
A pesquisa do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos verificou o teor de agrotóxicos acima do permitido e o uso de substâncias não autorizadas. As amostras foram coletadas em mercados de 25 estados. A escolha dos alimentos levou em consideração a importância deles na cesta básica do brasileiro.
Os resultados do estudo foram apresentados ontem em Brasília com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que afirmou não comer mais pimentão: “Aumentar o consumo de frutas e verduras é importante para saúde. Queremos que esses produtos sejam seguros. Nosso famoso arroz com feijão está bem, agora com a cenoura, o morango e o pimentão o negócio está complicado”.
O DIA ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário