quarta-feira, 1 de abril de 2009

Feira agita setor da moda em Caxias

Caxias Fashion vai ter estandes, oficinas e palestras sobre moda.
Estilistas da região também vão poder expor seus produtos.

Do G1, com informações do RJ TV

A partir desta quarta (1º), quem for à quadra da escola de samba da Grande Rio, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai poder ver vários desfiles, mas sem nenhuma ligação com o carnaval. Até sábado (4), a quadra vai ser a sede do Caxias Fashion, que, além dos desfiles, vai ter 20 estandes, oficinas de artesanato, palestras sobre moda e exposição de produtos confeccionados por estilistas da região.

Visite o site do RJ TV

Há estandes de bordado e customização, de bijuteria, de estética e vários serviços para a população. O evento, que acontece das 10h às 20h, é de graça.

Além de mexer com a rotina da cidade, os organizadores esperam movimentar a economia do município. No ano passado, o Rio foi o terceiro estado que mais exportou moda no país e tem muita gente de olho nas oportunidades.

Costureiras

As máquinas de costura não param na Faetec de Duque da Caxias, referência em cursos de moda no município. Algumas peças que serão apresentadas no Caxias Fashion recebem os últimos retoques.
Pelo menos, 30 costureiras estão envolvias com o desfile. Mônica Barbosa é uma delas e produz modelos de roupas em miniatura que serão expostos no evento.

“Aqui criamos uma peça-base e se quisermos fazer uma modificação, fica mais fácil fazer aqui e depois no tamanho original”, explica ela.

“Quero me aprofundar cada dia mais, não quero parar. Tudo o que puder descobrir, quero descobrir, porque é muito gostoso”, diz a costureira Josefa da Silva.
“A moda não é apenas estilo de se vestir, mas estilo de vida e uma renda. Caxias está mostrando para o mundo todo que é um grande produtor de moda”, afirma Isabel Barbosa, coordenadora do curso.

Crianças no evento

Este ano, as crianças estrear desfilando e apresentando roupas de vários estilistas. Alguns deles têm o privilégio de conhecer esses pequenos modelos: são os pais, que participam das oficinas e produzem as roupas para os próprios filhos.
“Assim é bem mais fácil, conheço as medidas do meu filho, sei o estilo dele, do que ele gosta, fica bem mais fácil. Sei que ele vai arrasar na passarela”, conta uma mãe.
“Estou preparado”, garante o filho.

Nenhum comentário: