sábado, 18 de abril de 2009

Carnes podem prejudicar a qualidade do espermatozoide

Gabriela Moreira - Extra

Casais que têm dificuldade em engravidar devem ficar atentos à alimentação. Um estudo, publicado pela revista científica "Fertility and Sterility" (Fertilidade e Esterilidade), indica que homens que comem grandes quantidades de carnes processadas e laticínios não-desnatados produzem esperma de baixa qualidade.

Segundo especialistas em reprodução humana, o motivo é a presença do hormônio estrogênio nesses alimentos.

- A pesquisa, certamente, levou em conta o gado americano. É que, nos Estados Unidos, ele é criado em estábulos e recebe grande carga de hormônio para ganhar peso rapidamente. Além disso, há os antibióticos usados no rebanho. Tudo isso interfere diretamente na qualidade do sêmen dos homens - explica o médico Luiz Fernando Dale, especializado em medicina reprodutiva.

" O frango disponível para compra no Brasil é 99% criado com hormônio. Isso interfere bastante na produção de espermatozoide "

Frango, vilão no Brasil

No Brasil, o rebanho não costuma ser criado com hormônios. O grande vilão por aqui é o frango, segundo o médico especializado em reprodução Isaac Yadid.

- O frango disponível para compra no Brasil é 99% criado com hormônio. Isso interfere bastante na produção de espermatozoide - acrescenta Isaac.

O esperma que recebe fortes cargas de hormônio e antibiótico, segundo os médicos, fica fraco e é produzido em pouca quantidade.

- Além do sêmen ser pouco, o espermatozoide pode ser modificado, ficando, por exemplo, com uma cauda muito grande - afirma Isaac.

- O espermatozoide tem dificuldade de atingir o óvulo - acrescenta Dale.

Exercícios

O sedentarismo favorece a infertilidade. Segundo os médicos, nos músculos inativos a ação da insulina é menor, o que facilita desarranjo hormonal. Por outro lado, excesso de malhação pode frear a menstruação e também a ovulação.

Proteína

Proteína de origem vegetal, como feijão, tofu e nozes, favorece a ovulação. Os peixes são excelente fonte de proteína favorável à fertilidade. Não precisa banir a carne vermelha, pois ela é rica em complexo B, vitamina importante para a fertilidade. A dica é o bom senso.

Pães e cereais

Fontes com baixo índice glicêmico, como pães e cereais integrais, aumentam as chances de ocorrer a fecundação. Já alimentos com alto índice glicêmico, como arroz branco e o pão francês, atrapalham o encontro entre o óvulo e o esperma.

Extra Online

Nenhum comentário: