sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Policial militar fica ferido em explosão de granada na Zona Norte

Artefato foi detonado dentro do carro do militar. Desgovernado, veículo bateu em um poste

POR CHARLES RODRIGUES, RIO DE JANEIRO

Rio- O sargento da Polícia Militar Rony Lessa teve uma das pernas atingida por estilhaços, após uma granada explodir dentro de seu carro, em Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio, no início da madrugada desta sexta-feira.

A explosão ocorreu quando o policial passava com o seu carro, uma picape Hilux prata, pela Rua Mirinduba, a poucos metros do 9ª BPM (Rocha Miranda). O veículo era blindado. 

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

A picape Toyota Hilux do policial militar após a explosão da granada | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O dia

Após a explosão, o PM teria tentado saltar da picape, mas ficou preso ao cinto de segurança. Desgovernado, o carro percorreu uma distância de aproximadamente 150 metros, até bater em um poste, deixando um rastro de sangue e combustível.

O sargento foi socorrido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Salgado Filho, no Méier. De acordo com os médicos, o policial corre o risco de amputar a perna ferida.

Testemunhas disseram que a granada foi detonada, momentos após o policial militar ter saído de um bar, onde teria parado para comprar um refrigerante. 

De acordo com a PM, o sargento Rony Lessa era lotado no 9ª BPM, mas estava cedido à Delegacia de Repressão à Armas e Explosivos (DRAE). Policiais da 40ª (Honório Gurgel) investigam o caso.

Polícia investiga como explosivo foi parar dentro do carro do PM

A polícia aguardará o depoimento do PM para saber como a granada foi parar no carro dele. A princípio, policiais da 40ª DP investigam as hipóteses de a granada ter sido detonada acidentalmente ou colocada dentro do carro e acionada por um dispositivo eletrônico.

Outras duas hipóteses também foram levantadas: a de que a granada foi jogada dentro do carro do PM por dois homens em uma motocicleta e a possibilidade do explosivo ter sido arremessado por bandidos que passavam em um carro.

Na madrugada desta sexta-feira, policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e da DRAE estiveram no local para acompanhar o trabalho da perícia. A polícia aguardará o restabelcimento do PM para dar sequência às investigações.
Explosão da granada assustou moradores

A explosão da granada assustou moradores da Rua Mirinduba. Estilhaços do artefato atingiram o portão de uma casa. 

"Pensamos que fosse um botijão de gás ou a explosão de um transformador de energia elétrica. Em algumas casas foi possível perceber as estruturas balançarem. O portão da casa da minha vizinha ficou destruído", contou, ainda nervosa, uma moradora, que preferiu não se identificar.

Os primeiros socorros ao policial foram prestados por uma estudante de enfermagem, moradora do bairro. Segundo ela, o PM estava sangrando muito e com dificuldades para respirar.

"O policial estava consciente, mas a perna estava sagrando muito e ele disse que não conseguia respirar. Ele havia perdido tecido da perna e falou apenas que alguém teria colocado uma bomba em seu carro", contou a técnica de enfermagem.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: