quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Secretaria corrige números e confirma apenas dois feridos na Vila Cruzeiro

Pacientes baleados permanencem em centro cirúrgico de hospital.
Polícia faz operação em diversas comunidades.

Do G1, no Rio

Foto: Winton Júnior / Agência Estado

PM faz operação na Vila Cruzeiro e em outras comunidades nesta quarta (21) (Foto: Winton Júnior / Agência Estado)

A Secretaria estadual de Saúde corrigiu na tarde desta quarta (21) o número de feridos por balas perdidas durante uma operação na Vila Cruzeiro, no subúrbio do Rio. Anteriormente, o órgão havia informado que três homens teriam sido baleados, mas, de acordo com novo balanço, duas pessoas foram atingidas pelos disparos.

Em nota, a secretaria informou que o paciente Márcio Almeida Gomes, ferido por tiros nas duas pernas e braço esquerdo, não veio da Vila Cruzeiro, e sim de Olaria.

Ainda de acordo com a secretaria, os pacientes Marcelo Luiz da Cruz, baleado na cabeça, e José Carlos Guimarães Júnior, baleado no abdômen, permanecem no centro cirúrgico do Hospital Getúlio Vargas.

Informações iniciais do 16ª BPM (Olaria) indicam que os feridos seriam moradores da comunidade.

Quatro mortos

As operações que a Polícia Militar está fazendo nesta quarta-feira registram, até o momento, quatro mortos e quatro presos, segundo informações do coronel Marcus Jardim, do Comando de Policiamento de Área. Ele informou ainda que a PM faz operações em nove comunidades.

Segundo a polícia, as mortes foram registradas nos morros Santo Amaro, na Zona Sul, e dos Prazeres, no Centro.
Na Vila Cruzeiro, subúrbio do Rio, dois homens foram presos. Foram apreendidas uma granada, uma bomba de fabricação artesanal e drogas. Cerca de 70 homens participam da ação. 

PM faz operações pelo estado

A polícia também segue com operações em várias comunidades das zonas Oeste e Norte, além da Baixada Fluminense. Policiais de seis batalhões estão em incursão na favela Antares, em Santa Cruz, na Zona Oeste Rio, desde as 5h, onde quatro pessoas foram detidas e um menor foi apreendido. Lá, também foram encontrados armas, drogas e material para embalagem de drogas.

No Morro São João, no subúrbio, a polícia prendeu um homem e no Morro da Matriz foi apreendido um carregador.
De acordo com Marcus Jardim, no Morro Santo Amaro, Catete, Zona Sul do Rio, um homem foi preso com uma pistola, e uma granada foi apreendida. No local três homens morreram. No Jacarezinho, subúrbio, um homem foi preso nas imediações da comunidade.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, homens do 15º BPM (Duque de Caxias) estão cercando as favelas do Lixão, Mangueirinha, Vila Real e Trevo. Segundo o major Oliveira, o batalhão teria recebido informações de que traficantes do conjunto de favelas do Alemão, no subúrbio do Rio, estariam refugiados em favelas daquele município.

Estratégia

Segundo ele, a cúpula de segurança pública do Rio se reúne para analisar as operações desta semana. Além das apreensões, depoimentos dos presos e informações colhidas por meio de denúncias e do setor de inteligência das polícias vão ajudar a traçar as estratégias das próximas ações policiais.

“As ações preventivas continuam, mas agora estamos aumentando as ações repressivas para buscar os responsáveis direta e indiretamente nos episódios recentes”, explicou.  

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: