terça-feira, 20 de outubro de 2009

Suspeita de nova invasão de traficantes assusta moradores da Zona Norte

Ainda não há informações sobre tiroteios.
Segundo a PM, guerra do tráfico da região já matou 25 pessoas.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

A suspeita de uma nova invasão de traficantes rivais na noite desta quarta-feira (20) assustou moradores do Morro São João, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, moradores denunciaram que criminosos do Morro dos Macacos estariam tentando invadir a comunidade vizinha. Ainda não há informações sobre tiroteios.

Desde os conflitos que começaram na madrugada de sábado (17), foram contablizadas 25 mortes na região, incluindo os três policiais. A polícia continua à procura do traficante Fabiano Atanásio da Silva, o FB, que segundo investigações, seria suspeito de chefiar a invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel.

Contra ele existem 14 mandados de prisão. Ele é considerado foragido da Justiça desde que foi beneficiado com a progressão de regime – passando de fechado para regime semi-aberto – e não mais retornou à cadeia.

O comandante geral da Polícia Militar do Rio, coronel Mario Sérgio Duarte, pediu desculpas nesta terça-feira (20) às famílias dos três jovens mortos por traficantes no sábado (17), e que foram incluídos como criminosos nos balanços da polícia. Segundo a PM, já são 25 mortos na guerra do tráfico da região.

Parentes dos rapazes contaram que eles voltavam de uma festa na hora da invasão. Eles mostraram o contracheque de um deles, manchado de sangue, que estava no bolso na hora do crime.

Testemunhas disseram que o carro deles foi metralhado por criminosos. Os três jovens eram amigos de infância e moravam na mesma comunidade, o Morro dos Macacos, onde começou a guerra entre traficantes. Segundo parentes, um dos rapazes tinha acabado de comprar o primeiro carro e decidiu comemorar.

Por volta das 2h30 de sábado, os quatro voltavam de uma festa. Segundo testemunhas, eles subiam a rua, quando ouviram barulho de tiros. O motorista fez uma manobra, mas não conseguiu escapar. Pelo menos dez criminosos, armados com fuzis e pistolas, cercaram o carro e atiraram.

Duas vítimas foram arrancadas do carro pelos criminosos e fuzilados no chão. Os outros dois tentaram fugir, mas também foram baleados. O garçom Francisco Alaílton Vieira da Silva, de 22 anos, fingiu que estava morto e foi salvo por moradores. Ele está internado em estado grave. A namorada dele está grávida de três meses.
No grupo estavam ainda o pedreiro Francisco Aílton, de 25 anos, irmão do garçom, o mecânico Marcelo da Costa Ferreira Gomes, também de 25 anos, e o auxiliar administrativo Leonardo Fernandes Paulino, de 27.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: