terça-feira, 20 de outubro de 2009

Moradores denunciam lixo tóxico jogado em rua de Duque de Caxias

Rio - Atendendo denúncia de moradores do bairro Figueira, em Duque de Caxias, técnicos da secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento localizaram na manhã desta terça-feira, um galão com 200 litros de onde vazava um líquido com cheiro muito forte e que foi jogado por ocupantes de um veículo não identificado durante a madrugada em um terreno da Rua Dois.

Foto: George Fant / Divulgação

Galão com material ainda não identificado pertencia à empresa Ipiranga. Foto: George Fant / Divulgação

Para o local foi enviada uma equipe do Grupo de Operações com Produtos Perigosos (GOPP), de Campos Elíseos, que isolou a área. Em seguida o local foi preservado por guardas municipais florestais.

Uma equipe de Operações com Emergências Ambientais da Secretaria Estadual de Ambiente vistoriou o local e descobriu que o galão pertencia a empresa de petróleo Ipiranga, mas não conseguiu identificar o produto.

O coordenador do núcleo de Duque de Caxias da empresa, Henrique Menezes, constatou o fato e solicitou a retirada do produto do local a e limpeza da área. Ele disse que o galão era da empresa, mas o produto ali condicionado não era produzido pela Ipiranga. A empresa acrescentou que vai solicitar o exame do produto para tentar descobrir o fabricante.

O resultado será encaminhado posteriormente aos órgãos estadual e municipal de Meio Ambiente.

Moradores disseram que pela manhã o cheiro da substância era muito forte e provocava irritação nos olhos, falta de ar e náuseas. A situação só melhorou quando o galão foi colocado de pé e o vazamento contido pelos agentes do GOPP.

A secretaria avisa que os moradores podem denunciar qualquer tipo de irregularidade na região envolvendo o meio ambiente, através do e-mail ouvidoria.meioambiente@duquedecaxias.rj.gov.br e do telefone 2773-6204.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: