sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Avião da FAB que estava desaparecido é encontrado na Amazônia

Avião da FAB que estava desaparecido é encontrado na Amazônia
O Globo

Um helicóptero da Aeronáutica pousou no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul (AC), desta sexta-feira, com os primeiros quatro sobreviventes do acidente com o avião da FAB no Amazonas - Foto: Aureo Neto (Especial para O Globo)

RIO - Nove das 11 pessoas que estavam a bordo do avião modelo C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez um pouso forçado na quinta-feira pela manhã , no Amazonas, sobreviveram. De acordo com a FAB, há um desaparecido e indícios de que uma pessoa morreu.( Memória: acidentes com aeronaves da FAB )

Os sobreviventes, entre eles uma grávida de 14 semanas, foram levados para o Hospital Geral do Juruá, em Cruzeiro do Sul, no Acre. Eles passam bem e devem receber alta no sábado.

Fábio Pimentel, diretor clínico do Hospital Geral de Juruá, disse ao site G1 que "todos estão bem".

- Felizmente, nenhuma das vítimas sofreu fraturas ou teve lesões sérias - disse ele.

Mapa do local onde o avião desapareceu  - Arte/O Globo

O C-98 - que transportava 7 funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e quatro militares - pousou no Igarapé Jacurapá, na margem direita do Rio Ituí, afluente do Rio Javari, na quinta-feira, e foi localizado às 10h da manhã desta sexta-feira (horário local) por integrantes da tribo Matis. A aldeia fica localizada a nove horas de barco do município de Atalaia do Norte (AM), em meio à Floresta Amazônica.

Os índios fizeram contato, via rádio, com a administração executiva regional da Funai em Atalaia do Norte, que passou as coordenadas do avião para o Comando da Aeronáutica em Manaus.

Um helicóptero da Aeronáutica pousou no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul (AC), desta sexta-feira, com os primeiros quatro sobreviventes do acidente com o avião da FAB no Amazonas - Foto: Aureo Neto (Agência O Globo)

No total, oito aviões - sete da Força Aérea e um do Exército - participaram da operação de resgate. Foram dois helicópteros H-60L BlackHawk, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99, além de um helicóptero HM-3 Super Cougar do Exército. As operações de busca se concentravam numa área determinada de acordo com o sinal de emergência emitido pelo avião 58 minutos após a decolagem, na manhã de quinta-feira.

A lista dos sobreviventes resgatados

No início da tarde, a FAB divulgou a lista dos sobreviventes resgatados. São eles: os militares Carlos Wagner Ottone Veiga (1° Tenente), José Ananias da Silva Pereira (2° Tenente) e Edmar Simões Lourenço (1° Sargento); e os passageiros Josiléia Vanessa de Almeida (enfermeira a serviço da Funasa); Maria das Graças Rodrigues Nobre (técnica da Funasa); Maria das Dores Silva Carvalho (técnica da Funasa); Marina de Almeida Lima (técnica da Funasa); Diana Rodrigues Soares (técnica da Funasa); Marcelo Nápoles de Melo (técnico da Funasa).

Não há informações ainda sobre o suboficial Marcelo dos Santos Dias, mecânico do avião, e sobre o técnico Da Funasa João de Abreu Filho. Um helicóptero HM-3 Cougar do Exército prossegue com as buscas, inclusive com mergulhadores. Índios voluntários percorrem as margens do Rio Ituí fazendo buscas até o Igarapé Jacupará, local do pouso forçado da aeronave.

Aeronave emitiu sinal de alerta após a decolagem

A aeronave realizava uma missão em apoio Funasa e havia decolado de Cruzeiro do Sul (AC) às 8h30m de quinta-feira, horário local, com destino à Tabatinga (AM), onde pousaria às 10h15m. A missão dava apoio à Operação Gota, do Ministério da Saúde, de vacinação de comunidades indígenas.

À noite, a FAB informou que o avião emitiu sinal de alerta 58 minutos após a decolagem. O sinal foi captado pelo Salvaero. Ainda segundo a FAB, "eram boas as condições meteorológicas no horário do desaparecimento da aeronave".

O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 1980 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil, é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército.

Extra Online

Nenhum comentário: