sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Magé prepara licitação e exige parada para manutenção

por Marcelo Dias

Vans

Pablo Jacob (Agência O Globo, 28/03/2008)

A Prefeitura de Magé instituiu a exigência de duas paradas mensais das vans do município para que os motoristas façam a manutenção dos veículos.

Segundo o secretário de Transportes, Vander Ferreira da Silva, a medida foi baixada porque os topiqueiros estariam circulando todos os dias sem verificar as condições das vans. A multa estipulada para quem desobedecer a ordem é de mil reais.
Além disso, a prefeitura prepara um edital para lici$ção das linhas municipais, com as vans operando onde não houver oferta de ônibus.

— Haverá licitação. A intenção é legalizar o transporte alternativo onde não houver linhas de ônibus. Assumi o cargo na semana passada e quero organizar o sistema. Eles rodam de segunda a segunda, sem manutenção. A cada dia, uma linha terá de parar para fazer isso. Não vamos prejudicar ninguém com essa medida, porque são só duas vezes por mês — afirmou o secretário.

Vander Ferreira da Silva disse também que negocia um novo convênio com o Detro, para reforçar a fiscalização na cidade e reprimir vans ilegais e sem condições de rodar.

Nova tentativa

Esta é a segunda tentativa de regulamentação das vans em Magé. Em 2003, a então prefeita Narriman Zito havia regularizado a situação de 120 topiqueiros, padronizando os veículos com cores conforme seus itinerários. À época, a prefeita pretendia $o exemplo das linhas intermunicipais do Detro.

Em 2004, Narriman perdeu a reeleição para Núbia Cozzolino, que prometera ampliar o número de permissões na cidade. Entretanto, o apoio maciço que a categoria lhe deu a obrigou a inchar o sistema, com mais de 400 vans no município, com muitos veículos para poucos passageiros. Depois, alguns motoristas denunciaram que a prefeita afastada os forçou a circular com propaganda ilegal de seu governo estampada nos carros.

Extra Online - Casos de Cidade

Nenhum comentário: