domingo, 18 de outubro de 2009

Polícia faz nova operação em favelas do Rio em busca de criminosos

Policiais do 6º BPM (Tijuca) voltaram à comunidade neste domingo (18).
No sábado (17), 12 pessoas morreram durante vários confrontos.

Do G1, no Rio

 

Policiais do 6º BPM (Tijuca) fazem buscas em diversas comunidades da Zona Norte e subúrbio do Rio na tarde deste domingo (18), para tentar localizar criminosos que participaram dos confrontos deste final de semana.

No sábado (17), 12 pessoas morreram durante vários confrontos entre traficantes e policiais na Zona Norte. Entre as vítimas estão dois PMs, que estavam em um helicóptero que explodiu durante pouso forçado.

Além dos morros São João e dos Macacos, a polícia realiza buscas no Morro do Quieto e nas favelas da Matriz e do Jacarezinho.

Desde o início da tarde deste domingo, policiais militares procuram, com ajuda de cães farejadores, três corpos no Morro São João. As informações são do major Oderlei Santos, relações públicas da PM.

A denúncia de que haveria corpos na favela chegou ao Serviço de Inteligência da corporação através de moradores do local. Segundo o major, os policiais não haviam encontrado nada até o início desta tarde.

Dois mortos no Jacarezinho

Neste domingo, duas pessoas morreram, quatro foram presas e 300 quilos de maconha foram apreendidos durante uma ação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Jacarezinho. Inicialmente, a assessoria da PM informou que eram 250 quilos, mas o major Oderlei informou posteriormente que foram 300 quilos.

Segundo a PM, os quatro presos desta manhã estavam na Avenida Marechal Rondon em um veículo roubado. Eles foram encaminhados para 24ªDP (Piedade).


Criminosos 'dissimulados'

O Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro informou que os criminosos que invadiram o Morro dos Macacos agiram de forma dissimulada e entraram aos poucos na favela, sem que a sua movimentação despertasse suspeitas.

José Mariano Beltrame disse que essas informações são do Serviço de Inteligência da Polícia Militar. E acrescentou que o morro, no momento, não é controlado pela facção criminosa que tentou a invasão na madrugada de sábado. A Polícia Militar está no Morro dos Macacos, segundo ele.

Beltrame anunciou que os dois mil policiais que reforçam a segurança no Rio de Janeiro ficarão mobilizados por prazo indeterminado. Ele participou de uma reunião do gabinete de crise, neste domingo, na sede do 6º BPM (Tijuca).

Dois mil policiais

Beltrame, informou que 2 mil policiais estão de prontidão para impedir novos ataques de criminosos.

“Isso é problema de uma região, está acontecendo num ponto muito específico da cidade. Isso não é no Rio de Janeiro. Nesse momento, a população conta, no mínimo, [...] com dois mil homens, entre policiais civis e militares”, disse José Mariano Beltrame.

Gabinete de gerenciamento de crise

A gravidade do caso levou a PM a montar um gabinete de gerenciamento de crise. Segundo o comandante-geral da PM no Rio, coronel Mário Sérgio Duarte, as folgas de policiais foram suspensas. Unidades da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana também estão de prontidão. Policiais ocuparam as entradas da maior favela da cidade, a Rocinha, na Zona Sul.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: