quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Justiça aceita, e SuperVia tem 48 horas para resolver problemas dos trens

MP estadual pediu que trens sem condições sejam retirados.
SuperVia informou que ainda não foi notificada da ação.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

A Justiça aceitou na quarta-feira (14) o pedido do Ministério Público estadual e determinou que a SuperVia, concessionária que opera os trens no Rio, resolva em 48 horas todos os problemas técnicos decorrentes de panes e demais defeitos, e estabeleceu multa diária de R$ 100 mil para o caso de descumprimento da ordem judicial.

A decisão também estabelece que sejam retiradas de circulação as composições que não apresentem condições seguras de trafegabilidade.

Procurada pelo G1, a SuperVia informou que só vai se pronunciar sobre a ação quando foi oficialmente notificada.

Ação do MP

A ação é de autoria dos promotores Carlos Andessandro e Pedro Rubim Borges Fortes, da Promotoria de Defesa do Consumidor, e foi proposta uma semana depois que uma pane em um trem causou confusão em algumas estações ferroviárias.

Na quarta-feira (7), depois de uma pane elétrica num dos vagões de uma composição que parou próximo à estação de Nilópolis, houve tumulto e depredação. Onze pessoas ficaram levemente feridas. Um vagão chegou a pegar fogo na estação de Mesquita.

No dia seguinte, a Central do Brasil teve que ser fechada para passageiros. A polícia foi chamada para conter a multidão e chegou a usar bombas de gás lacrimogêneo e de pimenta. Cinco pessoas ficaram feridas. A pane nos trens desta vez foi causada por um problema na rede elétrica,  causado por uma suposta sabotagem.

Já no sábado (10), em Ricardo de Albuquerque, um trem do ramal de Japeri, na Baixada Fluminense, que seguia para a Central do Brasil, apresentou problemas e parou a cem metros da estação, gerando um princípio de tumulto.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: