sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Polícia descarta hipótese de incêndio em delegacias ter sido criminoso - Extra Online

Flávio Tabak, Ronaldo Braga e arquivo O Globo

Uma das delegacias após o incêndio / Foto: Marcelo Carnaval

RIO - Foi descartada pelo delegado Raul Morgado, titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), a possibilidade de ter sido um incêndio criminoso o que atingiu três delegacias no Largo da Cancela, em São Cristóvão, na noite de quinta-feira.

A mais atingida foi a própria DRCPIM, na qual o incêndio teria começado após um curto-circuito nas instalações. O delegado calcula que cerca de dois mil inquéritos foram queimados. Mas, como existe um back-up com 20% das investigações, ele crê que, daqui a um mês, a maioria deles será recuperada. As delegacias de Defesa Serviços Delegados (DDSD) e a de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), pouco sofreram com o fogo.

Em entrevista ao site G1, o delegado Eduardo Freitas, afirmou que nenhuma investigação importante foi perdida. De acordo com ele, nenhum inquérito da DDSD foi atingido e o setor que mais teve danos com o fogo foi o de perícia, onde estavam o material que apura os recentes problemas da SuperVia com os trens. No entanto, essas informações já haviam sido repassadas para o sistema da polícia.

O incêndio começou por volta das 22h30m. Houve explosões porque o fogo atingiu o paiol da delegacia, onde eram guardadas armas e munições.

No início da madrugada desta sexta-feira, o sub-chefe operacional da polícia Civil, Carlos Oliveira, disse que os peritos farão uma vistoria no local para determinar o que causou o incêndio. Oliveira confirmou que policiais de uma das especializadas faziam um churrasco no momento do incidente, mas garantiu que a comemoração não teve qualquer influencia no incêndio. Segundo ele, os policiais estavam a mais de cinquenta metros do local onde o fogo teria começado.

O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse, na manhã desta sexta-feira, que os policiais que estavam nas três delegacias especializadas na noite de quinta-feira deverão prestar esclarecimentos sobre o incidente:

- Os policiais que estavam lá serão ouvidos, independentemente do churrasco.

Assim que o fogo começou, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Pelo menos três caminhões foram chamados para controlar as chamas. Por causa do trabalho dos bombeiros,o tráfego de veículos foi parcialmente interditado na Rua Luiz Gonzaga.

Extra Online

Nenhum comentário: