quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Prefeitura promete instalar "chuveirinhos" no Centro de Caxias

Revitalização

O prefeito Zito aponta a rede de fios elétricos no Centro: cabos serão subterrâneos em Caxias. Foto: Divulgação / Prefeitura de Caxias

O desconforto causado pelo calor nas épocas mais quentes está com os dias contados no Centro de Duque de Caxias. Obras de revitalização orçadas em R$ 50 milhões preveem a instalação de equipamentos de climatização nos calçadões da região, os “chuveirinhos”, capazes de reduzir a temperatura em até 9º Celsius. Com o plantio de 42 palmeiras imperiais, num trecho de meio quilômetro, a região também terá a cara de bairros da Zona Sul do Rio.

A primeira fase das obras já começou — na quarta-feira, uma palmeira imperial, com 12 metros de altura, será plantada na Avenida Presidente Kennedy. O trecho arborizado, com direito à iluminação artística com refletores, vai da divisa com Vigário Geral, no Rio, até a biblioteca pública da Praça do Pacificador, em Caxias. Mas, as novidades não param por aí: o emaranhado de fios e de cabos telefônicos vai desparecer dos postes do Centro.

— Embutiremos os fios de energia elétrica e de telefonia. Tudo que hoje é aéreo será subterrâneo — disse o prefeito José Camilo Zito dos Santos, que trabalha com a estimativa de um ano para a conclusão da obra.

Árvore da fé

Na Praça do Relógio, a Árvore da fé, um monumento de aço com 9 metros de altura, substituirá o tradicional relógio. Os climatizadores, que terão cobertura metálica, serão instalados nos calçadões da Rua José de Alvarenga e na Avenida Nila Peçanha. De acordo com Zito, as obras de revitalização vão abranger um trecho total de 50 mil metros quadrados. A área do Centro será monitorada por câmeras de segurança.

— Vamos rever o sistema de drenagem e arborizar a região. Teremos um sistema de climatização nos calçadões do Centro, num trecho de 1200 metros quadrados — afirmou Zito.

Uma das maquetes eletrônicas da área revitalizada no Centro de Caxias. Foto: Divulgação / Prefeitura de Caxias

Além do ar de montanha, quem passar pelos calçadões da Nila Peçanha e da José de Alvarenga terá ainda uma opção de pausa para ganhar fôlego. Serão instalados na duas ruas bancos e 14 quiosques. Com a revitalização da região virá a proibição de tráfego de carroças no Centro.

— Os carroceiros já estão sendo orientados da proibição. O Centro terá uma espécie de choque de ordem. Botequins com toldos e cadeiras atrapalhando o ir e vir nas calçadas, por exemplo, será proibido. Já estamos fotografando tudo o que está incorreto — disse o prefeito.

O choque de ordem não ficará restrito ao Centro. Segundo o prefeito, em pontos onde já existem obras de pavimentação nos bairros de Itatiaia, Santa Cruz da Serra, Saracuruna e Figueira, haverá fiscalização contra terrenos baldios abandonados.

— Donos de terrenos baldios em ruas pavimentadas terão 30 dias para fazer calçada e muros. Caso não atendam as exigências serão multados.Se em 60 dias nenhuma exigência for cumprida, a multa terá o valor cobrado em dobro. Se em 90 dias o proprietário não se adequar, faremos uma desapropriação — avisou Zito.

Extra Online – Casos de Cidade

Nenhum comentário: