quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Central é reaberta para embarque, mas trens saem com atraso

Atraso em partidas de trens gerou protestos de passageiros.
Polícia foi chamada e usou gás de efeito moral em tumulto.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

A SuperVia, que administra os trens urbanos da Região Metropolitana do Rio, informou que a Central do Brasil, no Centro da cidade, foi reaberta às 17h40 desta quinta-feira (8) para embarque de passageiros.

A estação ficou fechada depois de um atraso nas saídas dos trens, o que provocou manifestações. Passageiros lotaram as plataformas e fizeram protestos. A Polícia Militar foi chamada para controlar a situação.

O Batalhão de Choque teve que usar gás de efeito moral para dispersar a multidão que lotava a plataforma da Central do Brasil. Segundo o batalhão, armas não-letais também foram usadas na confusão.

O comandante do batalhão, Robson Rodrigues, informou que o tumulto está sendo controlado. Com a abertura da estação, a PM está fazendo a condução dos passageiros até a roleta. Mas, segundo ele, ainda há muita gente no local.

Durante o tumulto, as saídas de trens foram feitas apenas pela estação de São Cristóvão.

Problema em trem atrapalhou, diz SuperVia

Segundo a empresa, um trem vazio que chegava na Central apresentou um problema operacional que afetou a partida de outros trens.

Testemunhas contaram que o atraso gerou muita confusão na estação e que passageiros começaram a gritar em protesto. Ainda segundo testemunhas, a polícia chegou ao local para tentar controlar a confusão.

A concessionária informou que os passageiros foram informados pelos telões e sistema de sonorização.

"Na estação Central do Brasil, a SuperVia já está devolvendo o valor da passagem em espécie para quem foi prejudicado", diz a empresa em nota.

O metrô informou que suspendeu temporariamente a venda dos bilhetes de integração Metrô/SuperVia. A concessionária está permitindo o retorno gratuito à estação de passageiros que tinham o bilhete de integração e desembarcaram do metrô para pegar o trem.

Também em função do problema na SuperVia, a estação do Estácio do metrô está com fluxo maior de passageiros e, por questões de segurança, o acesso à plataforma de embarque no sentido Pavuna está sendo controlado pelos agentes da empresa. Para atender à população, a concessionária informa que está operando com toda a sua frota e com intervalos mínimos entre trens. 

Movimento normal durante a manhã

Na manhã desta quinta-feira (8), todas as estações do ramal de Japeri, ficaram abertas para embarque e desembarque de passageiros no Rio. O movimento de trens é normal.

Na quarta-feira (7), a quebra de um tem no ramal de Japeri às 7h40, provocou revolta nos passageiros, que invadiram os trilhos, depredaram as estações de Nilópolis e Mesquita, na Baixada Fluminense, e Deodoro, no subúrbio do Rio e atearam fogo em um trem.

Os trens circularam mais cheios nesta quinta, de acordo com informações de usuários. A SuperVia permitiu o embarque gratuito nos trens deste ramal até as 10h para compensar os transtornos causados aos passageiros na quarta.

A estação de Nilópolis amanheceu com policiamento reforçado para evitar problemas de segurança com os passageiros e de vandalismo na estação.

Vandalismo

Após o tumulto em várias estações de trem registrado na quarta-feira (7), a SuperVia informou que prestou queixa contra os vândalos por furto de dinheiro e tíquetes em algumas estações.

“Realmente um fato isolado, onde houve a falha de um trem, que foi resolvida em 12 minutos, nós tivemos um grupo de pessoas que forçaram a porta deste trem, furtaram tíquetes da estação e a receita que tinha sido oferida até então”, disse o diretor de operações da SuperVia, João Gouveia.

Confusão

Na confusão, onze pessoas ficaram feridas levemente, segundo informações do Corpo de Bombeiros. No tumulto, um vagão pegou fogo na estação de Mesquita.

O tumulto começou depois de uma pane elétrica num dos vagões de uma composição que parou próximo à estação de Nilópolis. Os trens voltaram a circular, no sentido Central, cerca de cinco horas depois da suspensão da via, no início da manhã.

Veja fotos da confusão em trem do Rio

Indisponivel/Indisponivel

Problema em estação de trem provoca confusão e revolta na Baixada (Mapa/G1)

Depois da confusão, a prefeitura de Nilópolis pôs à disposição dos passageiros ônibus que faziam a ligação com a estação de Deodoro, no Rio, e Queimados, outro destino  na Baixada.

A iniciativa municipal não foi suficiente para desafogar a estação. Com poucos veículos, houve mais tumulto na hora do embarque, com pessoas entrando pelas janelas e dando empurrões para tentar embarcar.

Além do Corpo de Bombeiros policiais do 20º BPM e do Batalhão de Choque atuaram para conter a multidão.

Em Mesquita, usuários de ficaram revoltados.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: