sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mulher dá à luz na rua com auxílio de PMs na Tijuca

Bebê nasceu momentos após a mãe acenar para a uma viatura. PMs que faziam patrulhamento na região pensaram se tratar de uma vítima de bala perdida

POR CHARLES RODRIGUES, RIO DE JANEIRO

Rio - O nascimento de um bebê serviu para dar uma aparente trégua aos confrontos armados entre traficantes rivais e a polícia no Morro da Formiga, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, na madrugada desta sexta-feira. Com o auxílio de policiais militares do Batalhão de Choque (BPchoque), a dona de casa Kátia Maria Gonçalves, de 36 anos, moradora da comunidade, deu à luz um menino. Improvisado, o parto foi realizado na calçada, num dos acessos à favela, em meio aos olhares emocionados da tropa.

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Mulher dá a luz na rua com auxílio de PMs na Tijuca | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

A mãe e o bebê foram levados em uma viatura para o Hospital Ordem Terceira do Carmo, onde receberam atendimento médico. O menino recebeu o nome de Mateus. Ele nasceu com cerca de 2,6 quilos, medindo aproximadamente 40 cm.  O pai da criança, o axiliar de serviços gerais Vanderclei Bento dos Santos, de 26 anos, foi quem pediu ajuda aos policiais, que faziam o patrulhamento na região.

"Minha mulher começou a sentir dor e resolvi levá-la para o hospital. Ainda pensei em chamar um táxi, mas não dava mais tempo", disse o pai. "Acenei para a viatura da polícia que passava na rua. Ela nem chegou a entrar no carro, quando o meu filho veio ao mundo. Os policiais me ajudaram a segurar a criança. Graças a Deus, ele nasceu com saúde", lembrou Vanderclei, ainda muito emocionado. A mãe e o bebê serão transferidos para a maternidade do Hospital do Andaraí.                     

Policiais pensaram se tratar de uma vítima de bala perdida  

A verem o casal acenando, os policiais pensaram se tratar de uma vítima de bala perdida, já que, desde o início da semana, o Morro da Formiga, tem sido palco de intensos tiroteios entre facções de traficantes rivais. "A mulher estava sangrando e o marido muito nervoso. Devido à guerra no morro, pensamos na hipótese de ser uma pessoa baleada. Só quando chegamos mais perto, tivemos a real noção da situação. Ela já estava dando a luz. Improvisamos o parto na calçada. O menino nasceu ali mesmo. Levamos a mãe e a criança para o hospital. Foi emocionante", contou o cabo Larry Marinho.    

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: