domingo, 17 de maio de 2009

Para a saúde não virar pesadelo

Mulheres que se submeteram a cirurgias plásticas sem os mínimos cuidados, como as que sofreram mutilações na Prosilha, trazem um alerta: é preciso ficar de olho e desconfiar de facilidades para passar por qualquer intervenção

POR FLÁVIA SALME, RIO DE JANEIRO

Rio - A gravidez de quadrigêmeos e a dificuldade de retomar o peso anterior à gestação levaram a professora primária Julia de Souza, 36 anos, a enfrentar diariamente um dos maiores pesadelos de sua vida. Vítima de complicações após hidrolipoaspiração feita pela médica Sheila Gonzalez, Julia só anda de cinta, não usa biquíni e evita expor a barriga. “Tenho vergonha. É tudo um pesadelo”. A denúncia sobre pacientes da clínica Prosilha feita por O DIA listou prejuízos que maus profissionais podem causar.
A médica Sheila Gonzalez foi indiciada por lesão corporal grave, estelionato e exercício ilegal da profissão. As vítimas admitiram que não tomaram cuidado na hora de escolher o médico. “Sheila disse que seria rápido, não precisaria de exames, e facilitou o pagamento. Não desconfiei de tanta facilidade”, relata Julia.

Indicação só não basta

Encontrar bom profissional não é fácil. Especialistas afirmam que o boca a boca é a maior referência. “Mas tem que checar se o profissional está habilitado. Não garante qualidade, mas prova que fez cursos obrigatórios”, orientou o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio, Sérgio Levy.
O histórico profissional também pode ser acompanhado pelo Conselho Regional de Medicina (Cremerj). No site www.cremerj.com.br, basta digitar o nome do médico ou o CRM para confirmar o cadastro. Para as crianças, atenção redobrada. “Pais devem verificar o título de especialista”, disse Fátima Coutinho, da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Os cuidados se estendem na hora de escolher um dentista, sobretudo para tratamento ortodôntico. Qualquer problema pode comprometer a movimentação dentária ou provocar alterações na face e na articulação. O trabalho requer habilitação específica, confirmada pelo Conselho Regional de Ortodontia. “A consulta indica se há algo contrário ao profissional”, sinalizou o presidente da Comissão de Ética do órgão, Francisco Soriano.

O que você deve observar

>> Aplicação de vacinas em consultórios
O credenciamento para vacinação é concedido pela Secretaria Municipal de Saúde, após vistoria pela Vigilância Sanitária. O paciente tem direito a uma carteira de vacinação onde conste o número do credenciamento, que pode ser confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. A Vigilância Sanitária pode ser consultada sobre consultórios com autorização para o procedimento.
>> Pediatria

Na hora da consulta, fique atento se o médico pesa, mede e usa aparelho para análise do ouvido do bebê, bem como acompanhamento da curva de crescimento da criança e da carteira de vacinação. O título de especialização do pediatra pode ser checado na Sociedade Brasileira de Pediatria.
>> Cirurgião-dentista

Cuidado com propagandas. O Código de Ética Odontológica determina que cada profissional só pode anunciar duas especialidades, embora lhe seja assegurado direto de atuar em qualquer área. As especializações profissionais podem ser confirmadas no Conselho Regional de Odontologia.
>> Cirurgia Plástica

Cheque se o cirurgião é especializado em cirurgia plástica. Verifique se a clínica ou o hospital oferece condições adequadas e se possui equipamentos para atender a emergências, além de alvará de funcionamento atualizado. As informações podem ser levantadas na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
>> Medicamentos

Remédios de tarja vermelha precisam de receita. Os de tarja preta só podem ser adquiridos com receita com o nome do paciente. Ao adquirir genéricos em substituição aos de marca prescritos por médicos, exija que o farmacêutico carimbe e assine a receita indicando a troca. Farmácias devem exibir a relação dos genéricos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Prefeitura fiscaliza reclamações

Para receber alvará de funcionamento, médicos e dentistas precisam apresentar registros de seus respectivos conselhos de classe e passar por inspeção da Vigilância Sanitária. Na prefeitura, 68 agentes fazem a fiscalização. No Diário Oficial do Município é possível checar clínicas e consultórios autuados por irregularidades.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: