quinta-feira, 28 de maio de 2009

Compra da moto com juro de 1%

Fundo de Ampara ao Trabalhador libera R$ 100 milhões para mototaxistas e entregadores renovarem a frota

Brasília - A partir da próxima segunda-feira, trabalhadores que desejarem comprar motos novas de até 150 cilindradas poderão financiar os veículos com juros de 1% ao mês em até 24 meses. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) autorizou ontem liberação de linha de crédito no valor de R$ 100 milhões para os motoboys. Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil serão as instituições operadoras do financiamento.

De acordo com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, será negociada com os fabricantes a inclusão gratuita de equipamentos próprios para frete (baú traseiro), como uma espécie de brinde para os motoboys. O ministro informou que a taxa de juros de 1% pode ficar ainda menor. As financeiras atualmente cobram juros de 2% a 2,5% ao mês. “Todas as taxas serão menores do que essa anunciada. Essas taxas foram deliberadas pelo conselho, mas ainda é possível negociar. Todo trabalhador autônomo, terceirizado ou formal que usa moto para sobrevivência poderá aderir”, afirmou Lupi.

Para financiamentos de 36 meses, a taxa de juros mensal máxima será de 1,46% e nos de 48 meses, de 1,9%. A medida será publicada esta semana no Diário Oficial da União.

O motoboy Eduardo Ferreira, 28 anos, comemorou a notícia. “Adquirir uma moto hoje em dia é muito caro. Pelos financiamentos atuais, o consumidor acaba pagando o preço equivalente a duas motos”, afirmou o motociclista.

As motocicletas fabricadas na Zona Franca de Manaus terão prioridade, segundo o ministro, pois a produção da região teve demanda enfraquecida e uma das destinações para os recursos do FAT é gerar e manter emprego. O mercado brasileiro foi tomado por grande número de motos importadas populares com preços mais acessíveis.

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) elogiou a medida. “É prova de que o trabalho conjunto entre as entidades e os órgãos competentes traz apenas bons resultados para o setor motociclístico nacional”, disse, em nota, o diretor executivo da entidade, Moacyr Alberto Paes.

Bradesco: veículos em 80 meses

O Bradesco anunciou ontem que vai aumentar o prazo de financiamento de veículos zero quilômetro de 60 para 80 meses, acompanhando o mercado. O banco também divulgou redução da taxa de juros de 1,52% ao mês para 1,2% ao mês, válida para correntistas. Com isso, as prestações poderão ficar 18% menores, e o banco calcula que a carteira de crédito avançará 5%. Hoje, o crescimento é de 3%.

Os demais clientes estarão sujeitos à outra taxa. Nos últimos dias, Santander e Itaú Unibanco anunciaram aumento nas prestações de 60 para 72 meses. Segundo o diretor executivo do Bradesco, Ademir Cossiello, é preciso que o cliente pague uma entrada mínima de 20%. Para ele, o desemprego já dá sinais de arrefecimento — o que indica que a inadimplência também pode cair, permitindo a reestruturação do crédito.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: