quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sobe para 4 o número de vítimas em rompimento de barragem no Piauí

Piauí - Subiu para quatro o número de mortos no município de Cocal (PI), após o rompimento da barragem Algodões I, que destruiu casas e isolou moradores da região. Mais de 3,3 mil pessoas ficaram desabrigadas na cidade e em Buriti dos Lopes, ambas no norte do Estado, e que foram afetadas pela enxurrada das águas. Entre as vítimas está uma menina de 11 anos.

Foto: EFENa foto, a agressividade da água arracando a terra e fazendo seu caminho próprio na região

Mais de 3,3 mil pessoas ficaram desabrigadas na cidade e em Buriti dos Lopes, ambas no norte do Estado, e que foram afetadas pela enxurrada das águas.
Leia também:

Foi um tsunami, diz governador sobre barragem rompida no PI
Defesa Civil envia grupo para ajudar no resgate no PI
Pelo levantamento dos Bombeiros, cerca de 100 pessoas são consideradas desaparecidas por todo o leito do rio Pirangi, que subiu 5 m com o rompimento da represa. O secretário de Segurança, Robert Rios Magalhães, foi à cidade acompanhar os resgates e afirmou que as chuvas dificultam a localização das pessoas. Magalhães disse que são três helicópteros, 16 equipes de Corpo de Bombeiros, agentes da Defesa Civil e policiais militares. Cerca de 10 mil pessoas já foram resgatadas na região.
"O trabalho é de resgate aos desaparecidos e de socorrer as famílias que estão ilhadas", disse Robert Rios.
Chuva
Na manhã desta quinta-feira , voltou a chover na cidade, o que causou pânico entre os moradores. O governo afirmou que não há risco de nova "avalanche de água" já que o reservatório está vazio.
Uma mulher grávida de nove meses foi encontrada pedindo socorro com dilatação do útero. Ela foi socorrida pelos Bombeiros e levada ao hospital da cidade. Cerca de 100 pessoas estão desaparecidas desde ontem à noite. Helicóptero e lancha estão sendo usados para o resgate dos moradores. Segundo o secretário, cerca de 600 pessoas ficaram desabrigadas com as águas.
O Corpo de Bombeiros informou que há um rastro de destruição por onde a correnteza da água passou. Animais mortos são vistos por todo o percurso. Levantamento preliminar da Prefeitura apontou a destruição de 300 casas. A cidade continua sem energia elétrica, já que a Cepisa teve que interromper o fornecimento de luz com a queda de postes. O governador Wellington Dias (PT) fez sobrevôo da área junto com o secretário de Defesa Civil, Fernando Monteiro, dará entrevista em Teresina no hangar do governo. O Governo Federal já enviou medicamentos e um helicóptero para auxiliar no resgate das vitimas.


Com informações do Terra

O DIA ONLINE - BRASIL

Nenhum comentário: