domingo, 31 de maio de 2009

PM morre em confronto com traficantes na Maré

Quatro baleados chegaram já mortos a Hospital Geral de Bonsucesso.
Segundo polícia, seriam criminosos também feridos na troca de tiros.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 Foto: arte/G1 Foto: arte/G1

Mapa da Favela da Maré (Foto: arte/G1)

A Polícia Militar informou na noite deste domingo (31) que um soldado do 22º BPM (Benfica) morreu após ser baleado durante confronto com traficantes da Vila dos Pinheiros, no Conjunto de Favelas da Maré, no subúrbio do Rio.

Segundo o coronel Marcus Jardim, do 1º Comando de Policiamento de Área, (CPA), o soldado Cláudio Rogério de Santana Marques foi atingido por um tiro na cabeça. Ele chegou a ser levado para o Hospital da PM, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a PM, criminosos também teriam ficado feridos no confronto. A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde confirmou que os corpos de quatro homens já mortos chegaram por volta das 20h30 no Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), no subúrbio do Rio. O hospital não sabe dizer de onde eles vieram. Segundo informações iniciais da polícia, no entanto, os corpos seriam de suspeitos baleados na troca de tiros com a polícia.

“As operações vão continuar. Há pelo menos cem homens reforçando o policiamento na região”, informou o coronel.

Segundo Jardim, participam do reforço homens do Batalhão de Operações Policiais (Bope), a tropa de elite da PM, além de policiais do 16º BPM (Olaria) e do 22º BPM (Benfica).

Um homem morto e dois corpos em carros

A polícia fez uma incursão na região após uma guerra entre traficantes rivais deixar pelo menos um morto no Conjunto de Favelas da Maré, pela manhã.

Além de um homem que já chegou morto ao HGB, outros dois corpos foram encontrados em dois carros na Rua 7 de março, na Favela Baixa do Sapateiro, por policiais militares do 22º BPM (Benfica). Segundo a polícia, no entanto, não é possível afirmar ainda se os corpos têm ligação com a guerra entre os traficantes.

Sete feridos durante o dia

A guerra entre traficantes resultou ainda em pelo menos sete feridos. Além dos quatro baleados que haviam sido atendidos pela manhã, três pessoas baleadas deram entrada no Hospital Geral de Bonsucesso por volta das 18h deste domingo. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, uma senhora ainda não identificada foi encaminhada para o centro cirúrgico. Ela levou um tiro no abdomen e está em estado grave.

Os outros dois baleados estão fora de perigo, segundo o hospital: uma mulher que levou um tiro na coxa direita e um rapaz de 35 anos, baleado na coxa esquerda, estão bem.

Segundo a Polícia Militar, os feridos seriam das comunidades de Nova Holanda e Baixa do Sapateiro, na região onde ocorre o conflito entre traficantes.

Pela manhã, das quatro pessoas baleadas foram atendidas no hospital, um homem que foi ferido no abdômen assinou um termo de responsabilidade e deixou o hospital à revelia. Outro homem, também ferido no abdômen, foi transferido para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Uma vítima atingida no braço direito e no abdômen foi encaminhada para cirurgia e um homem baleado no tórax estava em observação no setor de emergência.

Morro da Mangueira

Também neste domingo (31), um homem identificado como Roberto Araújo Santana, morreu após ser baleado na madrugada deste domingo (31) nas proximidades do Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio. Ele chegou a ser internado no Hospital Central do Exército e, segundo informações do Comando Militar do Leste (CML), morreu na manhã deste domingo.

Ele estaria com uma mulher de 22 anos, que também foi ferida. Após ser levada para o HCE, ela foi transferida para o Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), no subúrbio do Rio. A jovem, ferida no braço esquerdo, chegou a entrar na lista de pessoas feridas durante a guerra de traficantes do Conjunto de Favelas da Maré, no subúrbio do Rio, mas a assessoria de imprensa do hospital retificou a informação na tarde deste domingo.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: