quarta-feira, 27 de maio de 2009

Imagens mostram flagrantes de infrações de trânsito no Rio

Motoristas de ônibus cometeram mais de 30 mil infrações, diz Detran.
Excesso de velocidade foi o responsável por mais de nove multas.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

Dois dias após a morte do menino Kaíque Silva, de 4 anos, atropelado por um ônibus no subúrbio, uma equipe do RJTV registrou, nesta quarta-feira (27), flagrantes de motoristas de ônibus desrespeitando às leis de trânsito no Rio. Segundo o Detran-RJ, quase 32 mil infrações foram aplicadas a rodoviários entre janeiro a abril deste ano. 
Visite o site do RJTV
De acordo com o Detran-RJ, o excesso de velocidade foi o responsável por mais de nove multas. Quase sete mil motoristas foram multados por avanço de sinal, e mais de três mil foram notificados por parar fora do ponto.
À tarde, uma colisão envolvendo dois ônibus deixou dois passageiros levemente feridos no bairro Jardim Botânico, na Zona Sul. Testemunhas disseram que um dos motoristas freou de repente e os outros que vinham em seguida não conseguiram parar a tempo.
Nesta quarta-feira, não foi difícil flagrar irregularidades na Rua Bartolomeu Mitre, no sentido Gávea, na Zona Sul. Um motorista foi flagrado ultrapassando o sinal vermelho. Outros veículos pararam a mais de um metro de distância da calçada.
Já no Centro da cidade, a cena não foi diferente. Na Avenida Almirante Barroso, esquina com a Avenida Rio Branco, um motorista parou o ônibus sobre a faixa de pedestre.

Prefeitura publica decreto

A prefeitura do Rio de Janeiro publicou, nesta quarta, um decreto que determina que a Secretaria municipal de Transportes crie meios para fiscalizar as empresas, que já são obrigadas a oferecer cursos de formação e reciclagem para os motoristas.

No entanto, segundo a Secretaria municipal de Transportes, ainda não foi definido como será feita a fiscalização.
“Eu acho que as empresas de ônibus deveriam ser rigorosamente multadas, e deveria haver uma transparência para o cidadão, para saber se realmente elas recolhem essas multas. Os motoristas possivelmente talvez tenham que ser mais bem treinados”, disse a historiadora Lúcia Lobo.
A Rioônibus informou que as empresas orientam os motoristas a respeitam os limites de velocidade e a pegar os passageiros nos pontos de ônibus. Segundo a empresa, a responsabilidade pelo pagamento das multas é dos motoristas.
O G1 tentou entrar em contato com o Sindicato dos Rodoviários, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Guarda municipal morre atropelado

No dia 19 de maio, o guarda municipal André Luís Cruz morreu atropelado por um ônibus no Centro do Rio. Ele fazia um bloqueio de pistas para a passagem de um comboio de ambulâncias do Corpo de Bombeiros, na Avenida Presidente Vargas, esquina com a Rua 21 de Abril. O motorista do ônibus da Viação Coesa que atropelou o guarda vai responder por homicídio culposo.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: