quarta-feira, 6 de maio de 2009

Marinha resgata casal em veleiro a 2 mil quilômetros da costa do Rio

Estrangeiros moravam no barco, que acabou afundando.
Os dois seguiam para a África do Sul, onde vivem.

Do G1, no Rio

Ampliar Foto Foto: Divulgação/Marinha Foto: Divulgação/Marinha

O veleiro Dalkiri, onde os tripulantes moravam, e que acabou afundando (Foto: Divulgação/Marinha)

A Marinha informou que realizou na última terça-feira (4) o resgate de dois tripulantes de um veleiro de bandeira da África do Sul, que estava naufragando em meio a uma tempestade no Oceano Atlântico, a aproximadamente dois mil quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro.

No veleiro “Dalkiri”, de 32 pés (dez metros), estavam uma inglesa de 59 anos e um sul-africano, de 63 anos. O casal morava no próprio veleiro, segundo informações divulgadas pela Marinha nesta quarta-feira (6).

O veleiro havia saído de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, em 30 de maio, e seguia para a África do Sul quando foi apanhado por uma tempestade. Ainda segundo a Marinha, o pedido de socorro foi emitido em 1º de maio e foi recebido por outro veleiro, que, por sua vez, o retransmitiu para uma estação de rádio amadora da África do Sul.
A estação acionou então o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Cape Town, que pediu apoio à Marinha do Brasil. O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento do Rio de Janeiro, que funciona no Comando do 1º Distrito Naval, assumiu a coordenação das buscas, fazendo contato com diversas estações de rádio costeiras e navios mercantes que estavam navegando na área.

Força Aérea auxiliou nas buscas

Ainda segundo a Marinha, devido à distância do local onde estava o veleiro, a Fragata “Bosísio” foi acionada. A Força Aérea também auxiliou nas buscas ao veleiro. Até domingo (3), não havia sido realizado nenhum outro contato com o barco. Na segunda (4), a Marinha do Brasil solicitou o apoio dos navios mercantes “Green Harvest” e “Artic Trader”, que foram ao encontro do “Dalkiri”.

Ampliar Foto Foto: Divulgação Marinha Foto: Divulgação Marinha

A Fragata Bosísio, que realizou o resgate, e está de volta ao Rio (Foto: Divulgação Marinha)

No fim da tarde, os navios mercantes conseguiram se comunicar com o veleiro, que ainda estava com problemas de alagamento e sem possibilidades de navegar. Na madrugada de terça-feira (5), os navios enfim encontraram o barco.

No final da manhã, a Fragata “Bosísio” realizou o salvamento dos tripulantes usando o seu helicóptero. O veleiro “Dalkiri” foi  abandonado quando já estava afundando.
Devido à distância do local do resgate e das buscas realizadas, a Marinha precisou acionar o Navio Tanque “Gastão Mota”, que partiu do Rio e encontrará a Fragata na sua volta à costa do estado, para reabastecimento de combustível. A previsão é de que a Fragata “Bosísio” chegue ao Rio na noite de sexta-feira (8), com os tripulantes resgatados.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: