terça-feira, 19 de maio de 2009

Deputado questiona uso de dinheiro público em reforma de barcas

Ele diz que compra de novas embarcações pode sair mais barato.
Integrantes de CPI e secretário visitaram estaleiro da empresa.

Aluizio Freire Do G1, no Rio

Ampliar Foto Foto: Aluizio Freire Foto: Aluizio Freire

Deputado se mostrou preocupado com riscos de acidentes em flutuantes (Foto: Aluizio Freire)

Depois de uma visita ao estaleiro da Barcas S/A, na tarde desta segunda-feira (18), deputados e outros integrantes de um grupo de trabalho que avaliam o sistema de transportes do Rio concordaram que, para oferecer melhorias para o usuário, a empresa deve adquirir embarcações novas em vez de reformar as que já sofreram alguma avaria.
“Pelo relato dos técnicos hoje, aqui no estaleiro, fiquei mais convicto de que é mais interessante investir em novas embarcações, já que, segundo eles, são mais velozes e tem um custo de manutenção menor. Então, por que parte do empréstimo do governo do Estado será usado para manutenção de barcas antigas?”, questionou o presidente da CPI das Barcas, Gilberto Palmares.
No dia 13 de abril, o governador Sérgio Cabral anunciou um plano emergencial para melhorar os serviços da Barcas S/A. O plano contempla a liberação de um financiamento de R$ 8 milhões através da InvestRio para recuperação de duas embarcações paradas.

O parlamentar ainda se mostrou contrariado em não obter uma resposta dos técnicos sobre a manutenção dos flutuantes para evitar riscos de acidentes.

“Uma pergunta objetiva, devido a uma intervenção do superintendente, não foi respondida pelos técnicos. Eu tenho certeza que, como profissionais competentes, experientes, seus relatos poderiam ajudar a evitar outros casos. É bom lembrar que os acidentes com vítimas acontecem muito mais no momento do embarque do que do desembarque. Então acho que faltou muito essa explicação sobre a opinião dos técnicos sobre esses acidentes”, disse Palmares.

Em nota, no fim da tarde, a Barcas S/A informou que "a informação de que o superintendente, Flávio Almada, não teria deixado os técnicos da empresa falarem sobre a manutenção dos flutuantes, não procede. O questionamento do deputado Gilberto Palmares foi a respeito do acidente ocorrido em Paquetá em novembro, e o superintendente afirmou que não se pronunciaria porque há uma investigação em curso e, portanto, seria precipitado falar". 
No ano passado, pelo menos 20 pessoas ficaram feridas ao caíram de um flutuante da estação de Paquetá.

Ferramenta da Internet vai oferecer opções de transporte

O secretário de Transportes, Julio Lopes, anunciou, durante a visita, que usuários poderão contar com uma ferramenta da internet para fazer busca do melhores trajetos e opção de transporte público dentro do Rio.
Segundo ele, em três meses o internauta poderá ter as informações através do Google Maps, digitando apenas os locais de origem e destino.
“Isso vai permitir que o usuário tenha a opção de transportes comparando preços e sistemas. É uma forma também de facilitar a integração”, afirmou Julio Lopes.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: