segunda-feira, 6 de abril de 2009

Zito planeja ciclovia e drenagem

Em 100 dias de governo, prefeito tentou colocar ordem em Caxias e criticou antecessor

POR MARCOS GALVÃO, RIO DE JANEIRO

Rio - Os primeiros 100 dias de administração do prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito dos Santos (PSDB), foram marcados por medidas polêmicas que mostraram o distanciamento político entre o tucano e o seu antecessor, o ex-prefeito Washington Reis (PMDB), com quem farpas são trocadas até hoje, seis meses após o período eleitoral.

Clique e vote sobre o início de governo dos principais prefeitos do estado do Rio

O município negocia com o Banco Interamericano de Desenvolvimento R$ 120 milhões. O dinheiro seria para construção de ciclovia de 36 quilômetros, ligando Saracuruna, Jardim Primavera, Campos Elíseos e Imbariê, além de obras de macrodrenagem.

Zito (D) exigiu retirada de comércio das calçadas do Centro de Caxias. Foto: Pedro Farina / Ag. O DIA

Desde o choque de ordem urbano, decretado nas primeiras horas do dia 2 de janeiro, até a decisão de retardar por duas semanas o início do período letivo, sob a alegação de falta de infraestrutura de funcionamento das escolas municipais, Zito deixou claro sua intenção de responsabilizar o governo anterior pelas dificuldades que enfrenta.

Na educação, anuncia a recuperação de 40% das escolas que estavam sem condições de receber os alunos. A prefeitura criou o Núcleo de Pesquisa para a produção e criação de cadernos pedagógicos e municipalizou dez Cieps.

O fechamento do Hospital Municipal Duque, pela Vigilância Sanitária, em março, foi a principal medida do governo na área da saúde. Após reclamar da pequena verba para administrar o Hospital Moacyr do Carmo, inaugurado pelo presidente Lula e pelo governador Sérgio Cabral no ano passado, Zito acabou cedendo, mas sofreu o prejuízo de roubo de depredações das instalações.

Educadora reprova

Os primeiros 100 dias do prefeito Zito na Educação não são dignos de aprovação, na avaliação da professora Sonely Antunes, dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), em Duque de Caxias. Sonely Antunes revela que o único sinal de esperança foi a convocação feita pela Prefeitura para a categoria expor a pauta de reivindicações antes da data-base da categoria, 1º de maio.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: