domingo, 19 de abril de 2009

Feira de equipamentos militares apresenta novidades internacionais

 

Fernando Torres - Extra

Caminhão da Volkswagen carrega até 20 pessoas - foto: Fernando Torres / Extra

 

Granada bailarina, spray tsunami, canhão de som e bolas luminosas para "cegar" bandidos. Esses foram alguns dos destaques apresentados na Latin America Aero & Defence (Laad), uma feira de armas de guerra e segurança pública, que aconteceu no Riocentro (fotogaleria mostra as novidades do mercado bélico) .

O canhão não solta pólvora, mas pode deixar qualquer um no chão. Com uma potência de 146 decibéis, seis a mais que uma turbina de avião comercial, seu barulho serve para controle de tumultos. O tsunami, cilindro de gás lacrimogêneo, atinge um alvo a até 25 metros de distância (conheça o Cárcara, o avião elétrico da Marinha brasileira) .

As bolas táticas são úteis nas ações realizas em ambientes escuros. Jogadas em grupos de três, elas podem iluminar uma área equivalente a uma quadra de escola de samba. Outro item curioso é a granada bailarina, com gás de pimenta, programada para pular e impedir que os criminosos lancem de volta.

Segurança total

A menina dos olhos dos visitantes foi o Discovery 3. Blindado até os "dentes", o carro ainda não foi lançado por aqui, mas para quem pretende começar a juntar uma grana extra, é bom saber que ele custará em torno de R$ 600 mil.

Extra Online

Nenhum comentário: