quinta-feira, 14 de maio de 2009

Surto de bactéria fecha emergência do Hospital Antônio Pedro

Serviço foi suspenso na tarde de quarta-feira.
Setor tinha 5 pacientes internados; 1 já foi transferido.

Do G1, no Rio

A emergência do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, está fechada desde a tarde de quarta-feira (13) por causa de um surto de infecção por bactérias multirresistentes em pacientes no setor. A informação foi confirmada pela direção-geral do próprio hospital.

Segundo o diretor-médico do hospital, Haberlandh Sodré, cinco pacientes estavam internados na emergência, mas um conseguiu transferência para a enfermaria da própria unidade ainda na quarta-feira. Os outros quatro aguardam uma vaga no próprio hospital ou em outra unidade de saúde.

“A sala de trauma não é um local para o paciente ficar. É para entrar e sair. É um local de passagem, onde é feita a recepção dos pacientes graves. Mas depois de atendido, ele deve ser encaminhado para outro setor ou liberado”.

Ele reclama da superlotação da emergência, que tem capacidade para apenas dois leitos. "Teoricamente deveríamos receber apenas pacientes referenciados, ou seja, encaminhados por outros hospitais, mas não é isso que acontece".
O médico não soube dizer como a bactéria chegou à emergência, mas descarta que ela já estivesse na sala. Ele acredita que a bactéria possa ter vindo com algum paciente internado. “A infecção não é do ambiente. Mas depois de limpo, esse ambiente poderá receber outros pacientes”, explica.
Sodré ressalta que a sala de trauma do Antônio Pedro é pequena e inadequada para receber mais do que dois pacientes. “O espaço entre os leitos é pequeno, não é correto”.
Segundo ele, as autoridades já estão avisadas do fechamento da emergência e a orientação é levar os novos pacientes para outras unidades.

Leia abaixo a nota oficial enviada pelo hospital:

"A Direção-Geral do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) comunica à população e às autoridades competentes (SMS, Sesdec, Creg, Samu, GSE, MPF, SSP) que, em face do surto de infecção por bactérias multirresistentes em pacientes no Serviço de Emergência e na impossibilidade de aplicar em curto prazo medidas necessárias a impedir a disseminação desses microrganismos, devido à superlotação desse setor, resolve, após ter ouvido a Direção Médica, a Direção de Enfermagem, o Serviço de Infectologia, a Comissão de Infecção Hospitalar e a Coordenação de Emergência, suspender temporariamente a entrada de pacientes no Serviço de Emergência do hospital.
Durante esse período de excepcionalidade, serão executadas medidas necessárias para que, no mais breve espaço de tempo, possamos retomar as atividades naquele setor".

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: