quinta-feira, 14 de maio de 2009

Paciente que perdeu movimento dos dedos ganha indenização de hospital

Segundo TJ, mulher ficou com dedos engessados por 60 dias.
Médico disse que ela deveria ter sido imobilizada por quatro semanas.

Do G1, no Rio

O Hospital das Clínicas de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense foi condenado pela 11ª Câmara Cível do Rio a indenizar em R$ 38 mil a paciente Célia de Almeida Silva Santos.

De acordo com a sentença publicada nesta quinta-feira (14) no site do Tribunal de Justiça do Rio, Célia perdeu o movimento de dois dedos da mão esquerda após ficar 60 dias com eles engessados.

Segundo os laudos, os danos teriam sido causados pelo prolongamento indevido da imobilização.

O processo, que teve origem em 2003, informa que Célia sofreu uma queda e procurou o hospital para fazer um exame de Raio-X. O laudo indicou fissura em um dos dedos da mão esquerda e determinou a imobilização com gesso por 60 dias.

Tratamento seria eficaz com tala

Segunda a sentença, após o tempo de imobilização, a paciente observou que seus dedos não estavam mexendo, nem mesmo depois de tratamento fisioterápico.

Ao procurar um outro médico, Célia foi informada que o tratamento seria eficaz se os dedos tivessem sido imobilizados por tala, e por não gesso, durante quatro semanas.

Ao ser procurado pela reportagem do G1, a administração do Hospital das Clínicas de Nova Iguaçu informou que não vai se pronunciar sobre o assunto por telefone.

O Tribunal de Justiça do Rio informou que o hospital pode recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: