sábado, 16 de maio de 2009

Novo concurso para Polícia Civil

Medida faz parte de pacote de segurança que inclui gratificação para PMs e detetives que reduzirem a criminalidade

Andréa Machado e Maria Inês Magalhães

Rio - O governo do estado lança semana que vem quatro novos programas para área de segurança: abertura de 1.754 vagas em concurso para a Polícia Civil, pagamento de gratificação para PMs, detetives e delegados de acordo com a queda da criminalidade, metas de segurança por grupos de cidades e integração do policiamento por novas regiões do estado (as chamadas Risps, Regiões Integradas de Segurança Pública).
A novidade foi antecipada ontem pelo governador Sérgio Cabral, durante almoço na Associação Comercial do Rio em homenagem ao governador de Minas, Aécio Neves, pré-candidato à sucessão do presidente Lula. “Vamos lançar um programa, o das Risps. Nessas regiões, teremos Polícia Civil e Polícia Militar integradas e vamos estabelecer metas. Os policiais que alcançarem determinadas metas de redução de índices de criminalidade que consideramos importantes receberão remuneração extraordinária”, disse Sérgio Cabral, destacando que os detalhes só sairão na semana que vem.
Segundo a Secretaria de Planejamento, o edital do concurso está sendo elaborado juntamente com a Secretaria de Segurança. O órgão não soube dizer ainda se serão vários cargos ou apenas um. “Se ele (Cabral) anunciou, está anunciado. Vamos fazer o concurso”, disse a delegada Inamara Pereira da Costa, diretora da Acadepol, responsável pelas seleções da Polícia Civil.
De acordo com ela, semana que vem será feita reunião para discutir concursos novos e em andamento, além do impacto que as contratações terão no orçamento do estado. Na ocasião, será analisada também a situação do concurso para oficial de cartório, que está sob suspeita de fraude. A delegada garantiu que a seleção não será anulada. Além de 1.500 novas vagas, a Polícia Civil deve dar continuidade a uma série de concursos que começou em 2008. Ainda há previsão de seleções para delegado (150 vagas), papiloscopista (50 vagas), perito criminal (50) e piloto (quatro).
INFORME-SE
RISPS
As Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) vão atuar no planejamento policial das 40 Áreas Integradas de Sede Segurança Pública (AISPs) que passarão a ter metas de combate à criminalidade.
REDUZIR HOMICÍDIOS
O objetivo é baixar em 10% o índice de homicídios. Policiais das áreas que atingirem as metas estipuladas ganharão bônus nos valores de R$ 500 a R$1.500. Roubos de veículos, a pedestres e a ônibus também poderão estar na lista.

DETALHAMENTO
Serão sete Risps (veja ao lado): duas na capital e cinco no interior. No Rio uma será responsável pelo Centro e zonas Norte e Sul, outra, subúrbio e Zona Oeste. Civis e militares vão trocar informações. Por enquanto, para unificar esse trabalho, serão criadas as Circunscrições Integradas de Segurança Pública (Cisps), áreas comandadas por oficial que estará ligado a uma delegacia. Está prevista a construção de postos para cada RISP.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: