terça-feira, 5 de maio de 2009

Mesmo com Embrapark, guardadores autônomos ainda trabalham na Zona Sul

G1 flagra guardador autônomo atuando na Rua Visconde de Pirajá.
Segundo empresa, atuação é ilegal e carros podem ser rebocados.

Alice Assumpção

Do G1, no Rio


Nesta segunda-feira (4), primeiro dia de funcionamento do novo modelo de estacionamento na Zona Sul do Rio, operado pela empresa privada Embrapark, o G1 flagrou guardadores autônomos, do sistema Rio Rotativo, trabalhando na região.

Um deles, que preferiu não se identificar, reclamou de falta de informação e de desassistência por parte da prefeitura. “Estive no protesto pacífico que nós, guardadores, realizamos esta manhã, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O prefeito Eduardo Paes esteve lá para promover o serviço da Embrapark, mas não falou com a gente”, disse ele, que continua em seu ponto, na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, onde trabalha há dez anos.

Ele disse que nenhum funcionário da Embrapark esteve no local esta manhã para tomar conta das vagas. “Eu me inscrevi para trabalhar na Embrapark, mas ainda não tive resposta”, explicou ele, que tentava se informar com um empregado da companhia sobre o processo de contratação.

A assessoria de imprensa da empresa admitiu que, neste primeiro dia de implantação do novo sistema, ainda há guardadores autônomos trabalhando. No entanto, de acordo com a Embrapark, a atuação é ilegal e os motoristas que comprarem o talão antigo, de cor laranja, correm o risco de terem seus carros rebocados pela CET-Rio.

Contratação


Novo talão é azul. (Foto: Alice Assumpção / G1)
O novo talão é azul e os preços são os mesmos do serviço do Rio Rotativo. De acordo com a Embrapark, foram contratados cerca de 650 guardadores para trabalhar pela empresa, de carteira assinada. Desses, 570 já atuavam como guardadores anteriormente. No total, quase mil trabalhadores foram cadastrados pela empresa, que ainda pode chamar mais candidatos.

Para o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o momento ainda é de transição.“Nós orientamos os motoristas para que comprem apenas os bilhetes azuis na área da Zona Sul, mas vamos usar o bom senso durante o processo de esclarecimento sobre o novo sistema de vagas”.

Ele esclareceu que a Embrapark deve operar as vagas públicas, mas a definição e a regulamentação dos locais e características do estacionamento, assim como a fiscalização do contrato, continuam sob responsabilidade da prefeitura.

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