terça-feira, 5 de maio de 2009

Rio cria grupo de trabalho para evitar chegada da nova gripe

Estado tem 3 casos suspeitos sendo investigados, diz Ministério da Saúde.
Hospital do Fundão tem 14 leitos separados.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo


Mesmo sem nenhum caso da nova gripe confirmado no Brasil, os governos municipal e estadual do Rio se reuniram nesta segunda-feira (4) para discutir uma forma de evitar a chegada da doença. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes decidiram criar um grande grupo de trabalho.

Visite o site do RJTV

Representantes de quase todas as secretarias participaram do encontro, entre eles os de Turismo, Educação e Transportes. As equipes serão coordenadas pelas secretarias estadual e municipal de Saúde. O grupo vai se reunir uma vez por semana para definir as ações de prevenção contra a nova gripe.

Saiba como se prevenir da doença

“O que estamos fazendo é nos prevenir, estar com todos os recursos humanos, todos os recursos materiais prontos para que, se houver necessidade, tomara que não haja, mas se houver necessidade possamos implementar imediatamente”, disse o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que o número de pessoas no Brasil com suspeita de ter contraído a nova gripe subiu de 15 para 25. No Rio, são três casos suspeitos sendo investigados.

Confira os casos suspeitos de gripe suína no Brasil

Leitos separados no Hospital do Fundão

Segundo a Secretaria de Saúde, 14 leitos (dez da enfermaria e quatro da UTI) do Hospital do Fundão, na Ilha do Governador, no subúrbio da cidade, estão separados caso haja necessidade. Médicos e enfermeiros também estão preparados. As pessoas que chegarem com suspeita da doença seguem direto para o isolamento.

Logo na entrada, é possível perceber a primeira diferença do quarto do isolamento: há duas portas. A grande preocupação é evitar que o ar contaminado pelo vírus do doente saia do estabelecimento. Por isso, as janelas ficam fechadas e o ar condicionado é individual. O leito recebeu, também, um aparelho que filtra o ar e faz uma espécie de limpeza no ambiente.

Kits para diagnóstico da nova gripe devem chegar ao Brasil até sexta

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil vai receber da Organização Mundial da Saúde (OMS) até sexta-feira (8) kits de diagnóstico da nova gripe provocada pelo vírus Influenza A (H1N1). O teste específico é o único método capaz de detectar a doença em dois ou três dias.

“Até sexta-feira [os kits] estarão aqui. A OMS colocou a sequencia do gene [código genético] na internet na sexta. No sábado, mudou. Havia um erro. Isso levou o atraso na formulação dos kits”, informou Penna, sem citar a quantidade de kits que devem chegar ao Brasil.

Os kits serão distribuídos a 30 laboratórios de referência no mundo. O Brasil conta com três laboratórios: FioCruz, no Rio de Janeiro, Instituto Butantan, em São Paulo, e o laboratório Evandro Chagas, no Pará.

Prevenção

A OMS recomenda a lavagem constante das mãos como forma de prevenção contra o gripe suína. Segundo a organização, as pessoas devem usar sabão ou sabonete e dedicar especial antenção com a lavagem entre os dedos.

Nenhum comentário: