sábado, 9 de maio de 2009

Casal de estrangeiros que naufragou na costa brasileira chega ao Rio

Os dois foram resgatados pela Marinha, na terça (5).
Estrangeiros moravam no barco, que acabou afundando.

Do G1, no Rio

O casal de velejadores que naufragou a dois mil quilômetros da costa brasileira chegou à base naval do Rio na manhã deste sábado (9), a bordo da Fragata “Bosísio”, da Marinha. Os dois tripulantes, uma inglesa de 59 anos e um sul-africano, de 63 anos, foram resgatados na terça-feira (5). Eles só conseguiram recuperar os documentos que estavam na embarcação, que afundou.

O veleiro “Dalkiri”, de 32 pés (dez metros), havia saído de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, em 30 de maio, e seguia para a África do Sul quando foi apanhado por uma tempestade.

Segundo a Marinha, o pedido de socorro foi emitido em 1º de maio e foi recebido por outro veleiro, que, por sua vez, o retransmitiu para uma estação de rádio amadora da África do Sul.

A estação acionou então o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Cape Town, que pediu apoio à Marinha do Brasil. O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento do Rio de Janeiro, que funciona no Comando do 1º Distrito Naval, assumiu a coordenação das buscas, fazendo contato com diversas estações de rádio costeiras e navios mercantes que estavam navegando na área.

Devido à distância do local do resgate e das buscas realizadas, a Marinha precisou acionar o Navio Tanque “Gastão Mota”, que partiu do Rio e encontrou a fragata na sua volta à costa do estado, para reabastecimento de combustível.

Força Aérea auxiliou nas buscas

A Força Aérea também auxiliou nas buscas ao veleiro. Até domingo (3), não havia sido realizado nenhum outro contato com o barco. Na segunda (4), a Marinha do Brasil solicitou o apoio dos navios mercantes “Green Harvest” e “Artic Trader”, que foram ao encontro do “Dalkiri”.

Ampliar Foto Foto: Divulgação/Marinha Foto: Divulgação/Marinha

O veleiro Dalkiri, onde os tripulantes moravam e que acabou afundando (Foto: Divulgação/Marinha)

No fim da tarde, os navios mercantes conseguiram se comunicar com o veleiro, que ainda estava com problemas de alagamento e sem possibilidades de navegar. Na madrugada de terça-feira (5), os navios enfim encontraram o barco.

No final da manhã de terça, a Fragata “Bosísio” realizou o salvamento dos tripulantes usando o seu helicóptero. O veleiro “Dalkiri” foi  abandonado quando já estava afundando.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: