quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ipem apreende mais de mil brinquedos com irregularidades no Rio

Agentes fiscalizaram lojas para o Dia das Crianças.
Comerciantes podem pagar multa de até 10 mil.

Liana Leite Especial para o G1, no Rio

Foto: Claúdio Senna/Ipem

Fiscal do Ipem verifica certificação de bicicleta (Foto: Cláudio Senna/Ipem)

Com a proximidade do Dia das Crianças, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do estado do Rio (Ipem) apreenderam nesta quinta-feira (1) 1.064 itens em comércios de vários bairros do Rio.

A apreensão ocorreu durante uma fiscalização para verificar se bicicletas e brinquedos estão dentro das normas estabelecidas pela lei. A operação foi batizada de Criança Feliz.

Os fiscais estiveram em shoppings e lojas das zonas Norte, Sul, Oeste e Centro, onde verificaram mais de sete mil brinquedos. Deste total, segundo o Ipem, 912 foram apreendidos por apresentarem algum tipo de irregularidade. Os fiscais apreenderam também 152 bicicletas das 353 verificadas.

A presidente do Ipem, Soraya Santos, informou que as principais irregularidades encontradas foram falta de certificação e de informações obrigatórias nos produtos.

Pais devem ficar atentos

Soraya lembrou ainda da necessidade de os pais ficarem atentos na hora de comprar os brinquedos para o Dia das Crianças. “Eles devem estar devidamente certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)”, explica a presidente.

Segundo o Ipen, os lojistas que tiveram produtos apreendidos terão o prazo de dez dias para apresentar a nota fiscal de origem e compra. Caso contrário, poderão ser autuados ou receber multa de até R$ 10 mil.

Em caso de dúvida na hora de comprar os brinquedos, consumidores podem ligar para o Ipen no telefone 0800-2823040.

Dia das Crianças

Nenhum comentário: