sexta-feira, 22 de maio de 2009

SBT terá que se explicar



Ministério Público vai investigar emissora, que tem cinco dias para enviar fitas com as cenas de Maisa. Menina completa 7 anos nesta sexta

Camila Gabriella e Sara Paixão

Rio - Ministério Público Federal instaurou quarta-feira inquérito civil público para verificar se a apresentadora Maisa Silva, de 6 anos, no ‘Programa Silvio Santos’, foi exposta a condições que “não observaram o direito à liberdade e o respeito à dignidade do ser humano em desenvolvimento, garantidos pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.


Foto: DivulgaçãoO MPF deu cinco dias para o SBT entregar as fitas com cópias dos programas exibidos em 10 e 17 de maio, e prestar informações a respeito da crise de choro da menina naqueles dias. “Maisa passou por situações de pranto convulsivo e aparente estado de desespero, enquanto o apresentador e animador de auditório Senhor Abravanel aparentava extrema tranquilidade e alegria com o desenrolar dos fatos”, escreveu o procurador Pedro Antonio de Oliveira Machado, que assina o ofício.

O MPF pediu cópia do contrato firmado entre Maisa e/ou seus pais com a emissora, para sua participação no quadro ‘Pergunte a Maisa’. Os pais da menina, Gislaine de Souza Silva Andrade e Celso de Araújo Andrade, também podem ser chamados pelo procurador, caso seja comprovado o descumprimento dos deveres dos pais na proteção da criança.

A assessoria de imprensa do SBT garantiu não ter recebido notificação judicial, nem advertência do Ministério da Justiça. Quarta-feira, em comunicado oficial, o órgão divulgou que o ‘Programa Silvio Santos’ poderia ser reclassificado para 12 anos, caso os episódios se repetissem. Silvio Santos está viajando pelos Estados Unidos e só voltará a encontrar sua pupila na primeira semana de junho, quando os dois voltarão a gravar a atração dominical.

Maisa, que hoje faz 7 anos, faltou alguns dias de aula no colégio, em São José dos Campos. Querida entre os colegas, ela é descrita como uma menina ‘normal’. A comemoração do aniversário será em família.

Nenhum comentário: