terça-feira, 12 de maio de 2009

Rio terá central para agilizar processos criminais complexos

Dentre eles estão os de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e cometidos por milícias

POR GERALDO PERELO, RIO DE JANEIRO

Rio - O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter, inaugurou na manhã desta segunda-feira, durante abertura de seminário sobre o crime organizado no Fórum, a Central de Assessoramento Criminal, espécie de cartório onde serão concentrados os processos sobre crimes de grande complexidade, entre os quais lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e os cometidos por milícias. Um dos objetivos do novo setor é a aceleração desses processos.
O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que participa do evento, disse que o seguimento do crime organizado que mais o preocupa atualmente são os grupos paramilitares. O secretário ressaltou que o trabalho de investigação e repressão é prejudicado pela falta de tipificação penal dos crimes cometidos pelos milicianos, por isso ele espera que o seminário contribua para modificar esse quadro.
As palestras no TJ, que vão até dia 14, reunirão magistrados e especialistas na área criminal do Brasil e do mundo. Pela primeira vez um seminário desse porte é organizado em conjunto pelos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

 

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: