segunda-feira, 4 de maio de 2009

Preso suspeito de assaltar alunos e professores da UFRJ

Suspeito trabalhou na universidade durante quatro anos.
Crime ocorreu dentro da sala de aula, no campus da Ilha do Fundão.
Do G1, no Rio


A polícia prendeu o suspeito de assaltar alunos e professores durante uma aula do curso de nutrição no campus da UFRJ, na Ilha do Fundão, no subúrbio do Rio. De acordo com a assessoria da UFRJ, o suspeito foi identificado através das imagens do circuito interno de TV da universidade.

O suspeito foi preso no último sábado (2). O crime ocorreu na tarde do dia 16 de abril, na sala que fica no subsolo do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Na ocasião, uma professora e quatro alunas tiveram dinheiro e celular roubados.

Segundo a polícia, o suspeito trabalhou durante quatro anos na UFRJ e foi dispensado em dezembro de 2008. Com ele, a polícia apreendeu uma pistola de brinquedo e a camiseta que teria sido usada no dia do assalto.
Série de assaltos

O prefeito da Cidade Universitária, professor Hélio de Mattos Alves, disse na época do assalto à rádio CBN, que este foi o quarto crime registrado na UFRJ desde 2005. Segundo Mattos, o prédio onde houve o assalto abriga seis mil alunos e tem oito entradas. O local possui segurança própria, mas não há controle de quem entra e sai.

De acordo com ele, a segurança em todo o campus é feita por seis viaturas entre 6 e 23h, além de 19 câmeras ligadas a uma central. A PM também auxilia no patrulhamento. Mattos afirma que 65 mil pessoas circulam pela Cidade Universitária por dia.
G1 denunciou falta de segurança

Em abril, o G1 denunciou a falta de segurança na Cidade Universitária da UFRJ. Na ocasião, estudantes e profissionais que trabalham no local relataram que sofrem com sequestro-relâmpago.

Durante o mês de março pelo menos três pessoas foram vítimas da ação de uma quadrilha que passou a atuar naquela área.

Na época, Hélio de Mattos contou que no final de março deste ano um estudante foi abordado por dois homens armados quando entrava em seu carro, no estacionamento do Hospital Clementino Fraga Filho. Ele foi obrigado a seguir com os criminosos até um caixa eletrônico para sacar dinheiro. As outras vítimas foram atacadas na semana anterior.

Preocupado com o aumento da violência no campus, que tem sido alvo constante dos assaltantes - roubo e furto de carros, assaltos a pedestres e a ônibus são as ocorrências mais comuns -, o prefeito encaminhou uma carta ao secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, relatando os fatos e pedindo reforço no policiamento.

Nenhum comentário: